Brasil será o maior destino turístico da América Latina, diz ministro

Com a presença de representantes de todos os segmentos do setor, MTur e Sebrae apresentaram, em Brasília, programa que vai alavancar turismo no Brasil

Luís Correia | Chico Rasta / MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cerimônia realizada no Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Embratur, apresentou o Programa Investe Turismo, um pacote de ações estratégicas para alavancar o setor no Brasil.

Com investimentos iniciais de R$ 200 milhões e 158 municípios contemplados, o objetivo é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade e gerar empregos em 30 Rotas Turísticas Estratégicas em todas as regiões do país. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é fundamental desenvolver um trabalho integrado e focado no desenvolvimento do país.

Luís Correia (Foto: Chico Rasta /MTur)

“Vivemos um novo momento no Brasil, com o turismo no centro da agenda econômica. Já demonstramos que o setor pode ser um grande agente de promoção do nosso país, com geração de emprego e renda. Vamos transformar o Brasil no maior destino turístico da América Latina. Acreditamos e trabalharemos para isso”, destacou o ministro.

Marcelo Álvaro ressaltou ainda que o programa trará ao país um plano integrado de posicionamento da imagem do Brasil e um Mapa do Turismo Inteligente com o objetivo de fortalecer uma imagem única do Brasil e suas vocações turísticas. O ministro disse também que as ações farão parte de um plano estratégico integrado com órgãos públicos e iniciativa privada do turismo, além dos órgãos estaduais do setor nas 27 UFs.

“As parcerias nortearão campanhas de marketing para a promoção de cada rota turística contemplada de norte a sul do país. A atração de investimentos e referências das melhores práticas em produtos e serviços turísticos também estão no escopo do programa. É o turismo trabalhando para gerar emprego, renda, inclusão social e desenvolvimento ao nosso Brasil”, defendeu o ministro.

Com o intuito de aprimorar as soluções para o setor no país, o ministro afirmou ainda que trabalha para implantar no Brasil a maior incubadora de startups do mundo, Wakalua, ligada à Organização Mundial do Turismo (OMT). Na ocasião, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, reiterou que a instituição se coloca como parceiro integral do programa com uma gama de mais de 7 mil empreendedores que podem fazer a diferença para desenvolver a atividade turística em todo o país.

A cerimônia contou com a presença de secretários estaduais de Turismo, do presidente da Comissão de Turismo, deputado federal Newton Cardoso Jr (MDB/MG), do presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos (MDB/S), além de outros parlamentares presentes, bem como instituições privadas e representantes de associações e entidades dos segmentos do setor.

SEMINÁRIOS ITINERANTES - Com o intuito de apresentar todos os projetos que serão desenvolvidos em cada localidade, dois primeiros encontros já estão previstos para a próxima semana. Um deles será em João Pessoa (PB), no dia 3 de junho, e, depois, Fortaleza, dia 7. Realização de visitas técnicas nacionais e internacionais para identificar as melhores práticas de inovação e qualificação dos produtos e serviços turísticos também estão no escopo do trabalho que será realizado pelo Investe Turismo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES