Brasil sobe duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo

Apesar do crescimento, o Brasil ainda está atrás de países como México, Índia, Canadá, França e Itália em comparação com o PIB do turismo no período antes da pandemia.

Brasil ocupa 11ª posição como maior mercado do turismo | Marco Ankosqui/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de turismo no Brasil segue em ritmo de crescimento e demonstrando a sua força também no cenário internacional. Relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC), de renomada autoridade empresarial do turismo mundial, apontou que o Brasil ocupou a 11ª posição como maior mercado do setor de Turismo do mundo em 2021 (em 2019, estava na 13ª colocação). 

Segundo o relatório, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados. Aproximadamente US$ 103,5 bilhões - 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021 – foram resultantes do território brasileiro.

Apesar do crescimento, o Brasil ainda está atrás de países como México, Índia, Canadá, França e Itália em comparação com o PIB do turismo no período antes da pandemia. Isso mostra que, apesar de o Brasil possuir um mercado interno forte, que representa 90% das viagens, há o desafio de avançar no setor internacional. Por isso, o Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) têm atuado de forma permanente para retomar e ampliar a conectividade de destinos brasileiros com o mundo, fortalecendo também o turismo interno.

Brasil está na 11ª posição como maior mercado de turismo (Marco Ankosqui/MTur)No início de agosto, por exemplo, ministro do Turismo, Carlos Brito, se reuniu com representantes da lowcost JetSmart no âmbito das ações que buscam maior conectividade aérea. Recentemente, a companhia aérea anunciou novos voos no Brasil, conectando o país com cidades da Argentina (Buenos Aires) e do Chile (Santiago), a partir de dezembro.

Além disso, em julho, representantes do Ministério do Turismo participaram de encontro com integrantes do WTTC, onde discutiu-se, por exemplo, o interesse em atrair investimentos privados para o Brasil através do Portal de Investimentos. A iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo reúne um portfólio online de projetos voltados ao setor de turismo, com o objetivo de aproximar setores público e privado.

América Latina

O relatório da WTTC revelou o impacto econômico e de emprego relacionados a viagens e turismo entre os anos de 2019 e 2021, apresentando um cenário positivo para a América Latina. A pesquisa mostra que, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi marcado por uma considerável recuperação.

A América Latina demonstrou uma tendência de crescimento de 4% para os próximos dez anos, quase o dobro previsto para a economia da região no mesmo período, estimada em 2,3%.

Em 1º lugar continua os Estados Unidos como o maior e mais poderoso mercado de Viagens e Turismo do mundo, seguido por China e Alemanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES