Brasil soma mais de nove mil cirurgias robóticas

Técnica que opera com robô é mais indicada para urologia, principalmente o câncer de próstata

Robô | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cirurgia robótica revolucionou a medicina ao oferecer uma técnica mais segura e menos invasiva para o paciente. No país, o Robô Da Vinci XI é o aparelho utilizado para as operações principalmente nas áreas de urologia, gastroenterologia e ginecologia, já somando mais de nove mil procedimentos.

Segundo o Dr. Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, a cirurgia robótica mais comum é da área de urologia com mais de cinco mil procedimentos, sendo que 80%  é para o tratamento do câncer de próstata. “A prostatectomia, que é a retirada da próstata seja por câncer ou não, pode ser realizada com baixo risco de sequelas para o homem. O resultado é possível graças à incisão minimamente invasiva das pinças do robô que oferece benefícios como menor sangramento, grau de dor, tempo de internação e melhor recuperação no pós-operatório, que é mais rápido e menos doloroso”, conta.

O Robô Da Vinci XI funciona a partir de um console, onde o médico controla o procedimento e tem a imagem da região que será operada em 3D, além da mesa específica acoplada no equipamento, que facilita o movimento e diminui o tempo cirúrgico. Para o especialista, a tecnologia é capaz de trazer detalhes que não seriam percebidos a olho nu. “Na cirurgia convencional, o médico conta com o campo de visão do corte, já com a pinça e lente de aumento, que faz uma rotação mais ampla que o punho humano de 90°, mostra uma riqueza de detalhes que melhora o desempenho da operação”, detalha o urologista do Hospital São Camilo.

Além do câncer de próstata, o médico explica que a cirurgia robótica pode ser indicada também para retiradas de tumores e má formação congênita no rim, como o estreitamento do ureter (canal) na área da urologia. Para a cirurgia geral visa os diagnósticos de hérnias, colicistectomia - retirada da vesícula - e gastroplastia, a redução do estômago, e na ginecologia, na retirada de útero, ovário e tratamento da endometriose.

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES