Brasil tem 60 mortos em 24h e 9.056 casos confirmados de coronavírus

A região que mais concentra casos confirmados de covid-19, segundo oMinistério, é a Sudeste (5.658). Na sequência estão Nordeste (1.399); Sul (978); Centro-Oeste (594) e Norte (427).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No total, são 9.056 casos oficiais confirmados no país até agora, segundo o governo — 1.146 casos novos de ontem para hoje — com uma mortalidade de 4%.

Segundo o Ministério de Saúde, a incidência da covid-19 para o Brasil é de 4,3 casos a cada 100 mil habitantes. No total, as mortes relacionadas ao vírus em cada estado são: Alagoas (2), Amazonas (7); Bahia (5); Ceará (22); Distrito Federal (5); Espírito Santo (4); Goiás (2); Maranhão (1); Mato Grosso (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (6); Pará (1); Paraná (4); Paraíba (1); Pernambuco (10); Piauí (4); Rio Grande do Norte (4); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (47); Rondônia (1); Santa Catarina (5); São Paulo (219); Sergipe (2). 

A região que mais concentra casos confirmados de covid-19, segundo oMinistério, é a Sudeste (5.658). Na sequência estão Nordeste (1.399); Sul (978); Centro-Oeste (594) e Norte (427).

Erro em 1º caso de janeiro 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, creditou a um erro de digitação o anúncio equivocado de que o primeiro caso de coronavírus no Brasil teria sido em janeiro. A pasta, que divulgou ontem sobre uma mulher hospitalizada ao fim de janeiro, corrigiu a informação nesta tarde afirmando que ela, na verdade, foi internada em março. No entanto, o ministro afirmou que é possível que o vírus já circulasse no país desde do ano passado.

Durante a entrevista coletiva desta tarde, o titular da pasta afirmou que, até o mês passado, o Ministério da Saúde revisava todos os casos confirmados pelas secretarias estaduais, analisando "formulários grandes", com todos os dados do paciente. Assim, conseguia reconhecer possíveis equívocos antes da divulgação. 

"Na consolidação (de ontem) veio esse caso com essa data. Quando chamaram a atenção, pedindo a revisão da data, a secretaria de Minas disse que foi um erro de digitação, de um caso que na verdade ocorreu em março", declarou o ministro. 

Ainda assim, Mandetta acredita que casos de covid-19 podem, sim, ter ocorrido no país antes do primeiro caso confirmado vir à público, em fevereiro deste ano. 

"É possível que tenham ocorrido casos em janeiro e dezembro. É possível até antes", observou. Ele disse que a China está, até hoje, descobrindo casos que ocorreram no início de dezembro e que, por ser um país grande, pode ter propagado o vírus em épocas em que ainda não havia diagnósticos para o coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES