Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo, 3 em Santa Catarina, duas no Rio

Algumas das áreas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. Outras são isoladas e de difícil acesso

Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo, 3 em Santa Catarina, duas no Rio | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prática do nudismo conta com oito praias no Brasil reconhecidas oficialmente pelos municípios e pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que estabelece uma série de regras de comportamentos para os visitantes. As informações são do Portal g1.

Esses princípios de convivência fundamentam o naturismo, movimento que começou a ser praticado oficialmente no Brasil a partir de 1988, na Praia do Pinho, em Santa Catarina.

Algumas das áreas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. Outras são isoladas e de difícil acesso. Confira a localização e as principais informações sobre elas. Veja abaixo:  

Praia do Pinho (SC), Balneário Camboriú 

Praia do Pinho, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação 

É a primeira praia oficial de nudismo do Brasil, reconhecida em 1988. Cercado de costões e vegetação, o local tem cerca de 500 metros de extensão e possui mar com ondas fortes. Tem uma estrutura boa, com pousada e camping próximos.

Praia de Pedras Altas (SC), no município de Palhoça

O mar é calmo e bom para banho e esportes aquáticos. O acesso ao local é difícil, por meio da BR 101, 30 Km ao sul da capital. O mar é tranquilo, sem ondas. Tem uma pequena pousada rústica, restaurante e camping.

Praia da Galheta (SC), Florianópolis 

Galheta fica ao Lado da Praia Mole — Foto: Luíza Fregapani/G1 SC 

O local é delimitado por grandes pedras arredondadas e lisas. A praia tem vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas. Para chegar, o visitante tem que passar por uma trilha de cerca de 400 metros a pé. Galheta fica ao lado da Praia Mole, uma das mais populares em Santa Catarina.

Praia de Barra SECA (ES), Linhares 

Praia de nudismo de Barra Seca, no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista 

A praia conta com 200 m para a prática do naturismo. As ondas são fortes e a areia é grossa. Para chegar até ela é preciso pegar ônibus e barco. Conta com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia. Também conta com pousadas próximas e área para camping.

Praia Olho de Boi (RJ), Búzios 

Praia de nudismo do Olho de Boi, em Búzios, RJ — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista 

É isolada, sem infraestrutura à beira-mar. Muito pequena, conta com no máximo 50 metros de extensão. O acesso é complicado, por uma trilha íngreme de 600 metros em um morro. Também é preciso subir a encosta na volta.

Praia do Abricó (RJ), Rio de Janeiro 

ABRICÓ - Frequentadores recomendam visitas no final de semana — Foto: Gabriel Barreira/G1 

Está próxima à Reserva de Grumari, logo após a Prainha, famosa praia do Rio de Janeiro. Para chegar, é preciso seguir pela estrada de acesso da Prainha, vindo do Recreio dos Bandeirantes. No final da descida de Grumari, placas indicam a entrada Abricó. Conta com restaurante próximo e barraca de bebidas.

Praia de Tambaba (PB), Conde 

Praia de Tambaba, na Paraíba, tem duas áreas divididas por uma formação rochosa com vegetação: uma destinada ao naturismo e outra onde usar roupa ou não é opcional — Foto: Marco Pimentel/PBTur 

Uma das mais famosas, é cercada de falésias de 20 metros de altura. O mar é calmo e venta muito. A praia é dividida em três áreas, de acordo com as formações rochosas. Faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba.

Praia de Massarandupió (BA), Entre Rios 

Praia de Massarandupió, única destinada oficialmente à prática de naturismo na Bahia — Foto: Imagem/TV Bahia 

Com coqueiros enfileirados por toda a extensão da areia, tem pequenos riachos paralelos de água doce. A água é quente. Fica perto da Praia do Forte e o acesso é feito por uma estrada de areia de cerca de 7 km.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES