Brasil tem 4 casos suspeitos de gripe suína e 46 estão sendo investigados em 12 Estados

Esses casos só poderão ser confirmados em cerca de dez dias

Suspeitas de gripe suína no Brasil | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (30) que está monitorando quatro casos suspeitos de gripe suína no país. São três pacientes em Minas Gerais e um em São Paulo. Outros 42 casos estão sendo investigados em 12 estados.

Esses casos só poderão ser confirmados em cerca de dez dias, quando deve ficar pronto o reagente para identificação do vírus.

Confira os números no Ministério da Saúde no Brasil

Na quarta (29), o ministério investigava 36 casos e tinha dois pacientes suspeitos. Outros dois casos já foram descartados ?um em Minas Gerais e outro no Mato Grosso do Sul. No México, já foram confirmadas 12 mortes.

Para um caso ser considerado suspeito, ele precisa atender à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): febre repentina acima de 38ºC e tosse combinada ou com dores musculares, ou dores de cabeça, ou dificuldades respiratórias. Além disso, o paciente precisa ter estado nos últimos dez dias em locais onde há casos da gripe ou ter mantido contato com alguém que passou por esses lugares.

O ministério define como contato próximo uma pessoa que ?cuida, convive ou que teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso suspeito.? O órgão considera como áreas afetadas 11 países: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda.

Caso alguém tenha os sintomas especificados pelo ministério e pela OMS, a orientação é procurar imediatamente o serviço público de saúde.

Saiba mais sobre o vírus

Os pacientes que são considerados casos suspeitos estão isolados em hospitais de referência de suas cidades, seguindo os protocolos da OMS, e já recebem tratamento contra o vírus. Os casos investigados estão sendo monitorados pelas autoridades sanitárias dos estados.

O Ministério da Saúde pede que a população não se automedique, já que os remédios contra o vírus influenza podem atenuar os sintomas e até provocar resistência ao medicamento específico para tratamento da gripe suína.

A OMS passou a adotar nesta quinta-feira o nome "influenza A (H1N1)" como denominação oficial para a gripe suína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES