Brasil teve o maior aumento de casos de varíola dos macacos, aponta OMS

O Brasil apresentou o maior crescimento no comparativo entre o relatório de 7 de agosto e o anterior, de 25 de julho.

Monkeypox | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de casos confirmados da varíola de macacos no mundo cresceu 74% (11.798 novos casos) em duas semanas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS em seu último relatório, divulgado na quarta-feira (10), referente a 7 de agosto, foram contabilizados 27.814 diagnósticos positivos de 89 países, além de seis mortes. Na última semana, o aumento foi de 19%. 

Segundo a OMS, 42 países relataram aumento no número semanal de casos. O Brasil apresentou o maior crescimento no comparativo entre este relatório e o anterior (190,7%): foram 592 casos confirmados no relatório anterior, divulgado em 25 de julho; no relatório do dia 7 de agosto,  já havia mais de 1,7 mil.

FOTO: iStock

Mortes por Monkeypox

O relatório da OMS também inclui, pela primeira vez, registro de mortes fora de regiões endêmicas da África, um deles no Brasil. O paciente brasileiro faleceu no dia 28 de julho, tinha 41 anos e "comorbidades, incluindo câncer (linfoma)". Além do Brasil, foram registradas mortes por varíola dos macacos na Espanha (2) e Índia (1). No total, são seis óbitos no mundo.

Casos pelo mundo

A maioria dos casos notificados nas últimas quatro semanas, de acordo com a OMS, foram na região europeia (53%), seguida pela região das Américas (46%). Os países com maior número absolutos de notificações foram Estados Unidos da América (7.510), Espanha (4.577), Alemanha (2.887), Reino Unido ( 2.759), França ( 2.239) e Brasil (1.721) até o dia 7 de agosto.

Mas os dados mais recentes do Ministério da Saúde divulgados na sexta-feira (12) mostram que o País já possui 2.747 casos confirmados. São Paulo (1.919), Minas Gerais (133) e Rio de Janeiro (314) são os estados com mais infecções confirmadas. Em duas semanas, o crescimento de notificações foi de 118,2%.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES