Brasileira conta experiência com gripe suína no Reino Unido

Ela não tomou o remédio para evitar os efeitos colaterais da droga

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradora de Londres, no Reino Unido, a secretária executiva brasileira Ana Emília Jenkins contraiu a gripe A (H1N1) em pleno verão do hemisfério norte. Ela não sabe ao certo como isso aconteceu, mas acredita que possa ter contraído o vírus no metrô londrino ou no retorno de uma viagem para a Itália. Curada, aceitou descrever sua experiência para o Terra.

Mesmo com Tamiflu disponibilizado pelo governo, ela tomou uma atitude temerária: não tomou o remédio para evitar os efeitos colaterais da droga e fortalecer as defesas do organismo contra a gripe. Ana Emília afirma ter seguido orientação de sua médica, que também teve a gripe. Contudo, o médico da Associação Brasileira de Infectologia, Mauro Salles, desaconselhou a atitude. Confira os principais trechos do relato.

"A linha inglesa de gripe pandêmica disponibiliza Tamiflu para todo mundo que ligue relatando os sintomas e me deram o código para alguém saudável receber por mim. Porém minha médica, que teve a gripe logo no começo, disse que eu poderia tomar, se quisesse, mas não precisava, pois ela mesma não tomou para evitar os efeitos colaterais fortíssimos, como náusea. O antiviral só diminui, em média, um dia do total da indisposição, então preferi resolver a gripe sozinha."

"Os dois principais pontos que diferem essa das outras gripes é o tempo que ela leva para passar e a quantidade de energia que suga. Durante os primeiros 3 dias, só saía da cama para ir ao banheiro. Só fui tomar banho novamente após umas 48 horas de gripe, tinha muito frio! Fazia sol e eu tremendo que nem uma vara verde. Na primeira noite de febre, que foi a mais forte, eu dei uma alucinada e fiquei pedindo minha mãe."

"Depois que a febre passou, após 3 dias que pareceram 3 meses, a coisa ficou mais fácil, mas ainda assim havia os outros sintomas: tosse alucinante, dores musculares, falta de apetite e, claro, enorme cansaço por nada. Uma semana, no máximo 10 dias, é o suficiente para ficar sem trabalhar, mas só após duas semanas dos primeiros sintomas posso dizer que estou livre."

"O engraçaado é como todo mundo fica interessado em ouvir as histórias, especialmente no trabalho. Fui a primeira do meu setor, mas desde que retornei ao escritorio uns quatro já ficaram infectados. A médica afirma que não posso mais contagiar ninguém, mas ainda assim prefiro tossir cobrindo com lenço e desinfetando as mãos em seguida."

"Estou aliviada por ter enfrentado a gripe no verão, pois acho que demoraria mais para me recuperar no inverno. Mas o que importa é que estou bem, curada, e essa gripe agora não me pega mais."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES