Bruxa é condenada pela Justiça de SP por plágio de livro em curso de magia

A juíza condenou a proprietária do curso a pagar R$ 13.448 à colega por danos materiais e morais, valor que será acrescido de juros e correção monetária.

Justiça de SP condena bruxa por plágio em curso de magia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza de Direito da 27ª vara Cível de São Paulo, Melissa Bertolucci condenou a identificada como bruxa, Daniela Petrucci da Silva, a indenizar em danos morais e materiais por plágio de um livro da escritora e também intitulada como bruxa, Márcia Cristina da Silva.

Na ação, Márcia diz que em 2020 publicou o livro "Bruxaria Hekatina: o Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate" e que, em 2021, Daniela passou a comercializar o curso denominado "Magia de Hécate", baseado em quase a totalidade de seu livro, sem realizar qualquer referência deste em seu curso ou apostila, o que fere seus direitos, além de lhe causar danos patrimoniais e morais.

Justiça de SP condena bruxa por plágio em curso de magia (Foto: Divulgação)Conforme a acusação, Daniela passou a comercializar um curso baseado no livro. A apostila oferecida pela escola, segundo Márcia, "reproduziu ipsis litteris" 113 das 246 páginas da obra sem os devidos créditos.

Leia Mais

Defesa

Segundo Daniela, ela nasceu em uma família de bruxas, além de ser proprietária de uma escola chamada "Magia de Bruxa", que oferece aulas de tarô, runas e bruxaria.

Ela afirmou, ainda, na defesa apresentada à Justiça que adquiriu os conhecimentos de bruxaria com a família e "que atua no ramo há mais de 33 anos".

Daniela declarou no processo que não cometeu plágio e relatou que uma pessoa que a auxiliava "cometeu um erro não intencional" ao anexar trechos do livro de Márcia na plataforma on-line do seu curso.

Decisão

A juíza Melissa Bertolucci não acatou os argumentos da defesa e condenou a proprietária do curso a pagar R$ 13.448 à colega por danos materiais e morais, valor que será acrescido de juros e correção monetária.

A decisão cabe recurso. A apostila foi retirada da plataforma por ordem judicial em razão da violação dos direitos autorais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES