'Buraco Azul' no Ceará é interditado por conter vestígios de explosivos

O local que fica em uma pedreira desativada virou ponto turístico, mas não é seguro, segundo apontam autoridades.

Buraco Azul | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "Buraco Azul", encontrado em Juazeiro do Norte, no Ceará, será interditado a partir deste sábado (18), segundo informou a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). 

O lugar ganhou destaque por ter suas águas claras em tons verde e azul, que remetem ao "Buraco Azul" em Cruz, cidade no Litoral-Oeste do Ceará, e tem atraído diversos banhistas. Contudo, conforme especialistas que visitaram o local, a cor da água é originada por componentes químicos presentes em explosivos para explorar rochas de uma mineradora desativada. Essas substâncias são prejudiciais à saúde.

"Buraco azul atraiu dezenas de banhistas, mas água é imprópria para banho |  FOTO: Reprodução

Local impróprio para o banho

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran), Ednaldo Moura, o local já está isolado para evitar que mais pessoas frequentem o lugar. O diretor do Demutran reforça que a água é tóxica e altamente perigosa para a saúde.

"O lugar está com acesso proibido e isolado. As autoridades já descobriram que essa água é inapropriada para o banho e a água é tóxica. Altamente perigosa. A água foi contaminada por produtos químicos que provocaram as explosões. A Autarquia de Trânsito trabalha junto com a Secretaria da Segurança de Juazeiro do Norte e com a Polícia Militar. Reforço que esse é um espaço particular".

Empresa notificada

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Noberto dos Santos, afirma que o dono da pedreira desativada precisa se identificar e como a gestão municipal reforçar que a área é imprópria para o lazer.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte encaminhou o ofício para o responsável pelo local e solicitou que seja realizado o cercamento e fechamento da área com portão com fechadura ou cadeado, de modo para evitar que a população viole a propriedade privada; que seja realizada a instalação de placas de entrada proibida e risco de acidente no local, alertando que a área não é adequada para recreação e lazer, e que seja providenciado órgãos de segurança pública para ordenamento do local.

"É recomendável que as pessoas não façam o uso do local. Pedimos também que o responsável pelo lugar tome consciência desta situação e isole a área, informando para os visitantes não fazerem o uso daquela área. Se ele um dia pretender usar o lugar público, que procure a prefeitura municipal da cidade, principalmente profissionais ligados ao meio ambiente, para certificar e se possível homologar ou não aquela área, verificar a questão da água e liberar ou não".

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES