Busca por auxílio emergencial provoca filas em agências da Receita

A regularização do CPF, para obter o auxílio, deve ser feita pela internet

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em parte do país, busca por regularização do CPF para o obter o auxílio emergencial de R$ 600 provocou filas e houve registro aglomerações nas unidades da Receita Federal. Além disso, houve tumulto em locais para o saque, contrariando recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício.

O auxílio emergencial aos trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque a partir desta quinta-feira (9), é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Este foi o segundo dia de filas em busca do benefício. Na quarta-feira, possíveis beneficiários se aglomeraram perto de unidades da Receita Federal de Belém e do Recife.

A Receita Federal orientou os beneficiários que precisam regularizar o CPF que fizessem o processo pelo site ou por aplicativo. A ida às unidades de atendimento presencial deveria ocorrer somente em casos onde não fosse possível resolver de casa. Algumas unidades da Receita trabalham com horário e quantidade de funcionários reduzidos.

Ceará

Pessoas ficam próximas umas às outras na fila e não mantêm o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde — Foto: Isaac Macedo

Em Fortaleza, uma multidão de trabalhadores informais e outros interessados em solicitar o auxílio emergencial formavam uma grande aglomeração no início da manhã em uma fila que rodeia a sede da Receita Federal em Fortaleza. A concentração de pessoas teve início ainda na noite desta quarta-feira (9), mas é proibida pelo decreto estadual em vigor no Ceará desde o dia 20 de março.

Rio de Janeiro

Fila às 7h35 desta quinta (9) no posto da Receita em Campo Grande, Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Na Zona Oeste do Rio, beneficiários também se aglomeraram na tentativa de regularizar o CPF em unidade da Receita Federal no bairro de Campo Grande. Às 7h35, a fila já dobrava um quarteirão.

Paraíba

Fila registrada em uma casa lotérica em Bayeux, na Grande João Pessoa, para receber o auxílio emergencial nesta quinta-feira (9) — Foto: Walter Paparazzo/G1

Em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, houve fila para realização do saque em lotérica.

Goiás

Goiânia teve nesta quinta-feira (9) o segundo dia de filas e aglomerações.

Pernambuco

No Recife, dezenas de pessoas voltaram a se aglomeram em volta de unidades da Receita Federal.

Paraná

A capital paranaense, Curitiba, também teve registro de filas nesta manhã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES