Busca por corpos pode terminar, TAM confirma defeito no Airbus

Busca por corpos pode terminar, TAM confirma defeito no Airbus

Busca por corpos pode terminar, TAM confirma defeito no Airbus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronel Manuel da Silva Ara?jo, comandante do Corpo de Bombeiros, afirmou que os trabalhos de remo??o dos corpos do local em que ocorreu o acidente com o v?o 3054 da TAM, em Congonhas (zona sul de S?o Paulo), devem terminar ainda nesta sexta-feira. Os trabalhos s?o dificultados pelo constante risco de que as paredes do galp?o da TAM Express atingido pelo avi?o desabe e pelo surgimento freq?ente de pequenos focos de inc?ndio.

Na noite de quinta, parte da laje do galp?o foi retirada. Para o coronel, uma ?rea de 2.500 metros quadrados ainda n?o foi vistoriada.

Na quinta, a hip?tese de que o acidente tenha sido causado por uma falha mec?nica ganhou for?a com a revela??o de que o Airbus A-320 da TAM tinha um defeito no reverso da turbina direita desde o ?ltimo dia 13. A falha no reverso mecanismo que ajuda o avi?o a frear foi detectada pelo sistema eletr?nico de checagem da pr?pria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o dispositivo direito desligado.

Em nota, a TAM informou ? noite, ap?s a divulga??o da informa??o sobre a falha no "Jornal Nacional", da Globo, que "o procedimento [desligamento do reversor] n?o configura qualquer obst?culo ao pouso da aeronave".

?s 18h50 da ?ltima ter?a, sem controle, a aeronave que havia decolado de Porto Alegre passou pela pista de Congonhas (zona sul de S?o Paulo) com velocidade acima do normal, atravessou a movimentada avenida Washington Lu?s e atingiu um pr?dio da pr?pria empresa da TAM Express. Al?m dos ocupantes, o acidente vitimou pessoas em terra, entre elas funcion?rios da empresa de transporte de cargas. At? a noite desta quinta, os bombeiros confirmavam a morte de 188 pessoas. O n?mero pode chegar a 200.

Com o refor?o da hip?tese de falha mec?nica, conseq?entemente, fica em segundo plano a teoria de que o avi?o n?o desacelerou porque a pista principal de Congonhas foi liberada para uso, ap?s uma reforma, sem o chamado "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento da ?gua). Chovia no momento do acidente.

Durante a exibi??o da reportagem da Globo que revelou a falha no reversor, Marco Aur?lio Garcia, um dos principais assessores do presidente Luiz In?cio Lula da Silva, foi flagrado fazendo um gesto obsceno. Em entrevista, ele negou que tenha comemorado a novidade.

V?timas

A localiza??o e identifica??o dos corpos, que foram carbonizados, ? lenta. No total, 186 pessoas, ocupavam o Airbus-A320. Al?m delas, o acidente vitimou pessoas em terra entre elas funcion?rios da TAM Express. O n?mero de mortos pode chegar a 200.

De acordo com bombeiros que trabalham no resgate, muitos corpos foram mutilados ou est?o inteiramente carbonizados. Com isso, ap?s divulgar a morte de 188 pessoas entre elas quatro que chegaram a ser socorridas, o Corpo de Bombeiros informou que n?o divulgar? mais o n?mero de corpos resgatados, e passou a divulgar o n?mero de sacolas com restos mortais enviadas ao IML 207 at? a noite desta quinta.

At? o come?o da noite de quinta, o IML (Instituto M?dico Legal) havia identificado 25 corpos: Alanis Ura Dona Andrade, Caio Augusto Bueno Dalprat, Claudemir Buzzanelli Arriero, Deolinda Magaly Vict?ria da Fonseca, Fabio Martinho Novakoski Fernandes, Fernando Volpe Estato, Guilherme Duque de Moraes, Helen de C?ssia Monteiro, In?s Maria Kleinowski, Jo?o Francisco Caltabiano, Jos? Ant?nio Lima da Luz, Jos? Lu?s Souto Pinto, Julio Cesar Redecker, Lina Barbosa Cassol, M?rcio Rog?rio Andrade, Melissa Ura, Michele Dias Miranda, Mireile Franciane Bettiol, Osvaldo Luiz de Souza, Paulo Rog?rio Amoretty Souza, Peter Max Finzsch, Rafaella Bueno Dalprat, Rosangela Maria de Avila Severo, Rubem Withaeuper e Simone Lacerda Westrupp.

Investiga??o

Uma comiss?o de profissionais do setor aeron?utico ir? investigar as circunst?ncias do acidente. As duas caixas-pretas do avi?o ser?o analisadas na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos. A expectativa da Aeron?utica ? que a transcri??o dos di?logos seja concl



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES