Cabo submarino em fibra ótica ligará Portugal ao Brasil

Este cabo intercontinental, com o nome de EllaLink, vai ligar as estações terrestres de Sines, em Portugal, e Fortaleza, no Brasil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está dada luz verde para a construção do cabo submarino em fibra ótica para transmissão de dados que vai ligar de forma direta a Europa e a América Latina.

Este cabo intercontinental, com o nome de EllaLink, vai ligar as estações terrestres de Sines, em Portugal, e Fortaleza, no Brasil. Com o acordo final entre a EllaLink e a Alcatel Submarine Networks (ASN), a construção deverá ter início já nos primeiros meses de 2019.

O anúncio foi feito pela GÉANT e a RedCLARA, que em nome do Consórcio BELLA (Building the Europe Link to Latin America) do qual faz parte a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, comunicou a formalização do acordo entre a EllaLink e a Alcatel Submarine Networks (ASN) para a construção do cabo submarino que ligará a Europa e a América Latina.

Através do projeto BELLA foi adquirida capacidade de transmissão no novo cabo submarino, o que possibilitará elevadas capacidades de troca de tráfego de internet para investigação e educação entre os dois continentes.

A primeira transmissão de dados através do novo cabo está prevista para o final de 2020.

O EllaLink será implementado no âmbito do projeto BELLA (Building European Link to Latin America) por um consórcio do qual faz parte a FCT, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional – a Rede Nacional de Ensino e Investigação portuguesa.

O cabo, com quase 10.000 km de extensão, permitirá atingir uma velocidade de transmissão de dados de 100Gbs/segundo (muito superiores aos atuais 10Gbs/segundo), respondendo às necessidades de partilha e colaboração transatlânticas das comunidades de investigação e ensino da Europa e da América Latina nos próximos 25 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES