Cacau: Saiba como usar esse ingrediente a seu favor

Principal componente do chocolate, ele pode ser utilizado em diversas receitas saudáveis, repletas de propriedades benéficas ao organismo

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se tem um dia que merece aquela sobremesa especial é 26 de março, instituído como Dia do Cacau. A data é a oportunidade perfeita para saborear uma receita diferente e ainda surpreender a todos sem sair da dieta.

O cacau é o principal ingrediente do chocolate. Inclusive, a fruta é rica em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, o que significa que combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e evitando o envelhecimento precoce. Além disso, possui propriedades prebióticas e probióticas, ajudando a regular o intestino. Em pó, pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas, como bolos, pudins, chocolate quente e até mesmo brigadeiro.

"Cacau é um fruto que, quando transformado em pó, não sofre acréscimo de outros ingredientes - como açúcar - em sua composição. Com muitos benefícios à saúde, o cacau em pó possui mais propriedades do fruto e menos manteiga, porém é mais amargo e de sabor intenso do que o chocolate, e acaba sendo muito utilizado em brownies e bolos", explica o Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

Já que o cacau em pó é mais nutritivo que o achocolatado comum, por que não fazer essa troca na cozinha? Afinal, esse costuma ser o ingrediente chave em receitas doces com chocolate e, por isso, a substituição é tão saudável. A mesma dica vale para aquelas receitas que pedem para derreter o chocolate - nesses casos, recomenda-se que seja utilizado o chocolate feito de 70% cacau. Além de ser muito saboroso, a sobremesa fica ainda mais nutritiva.

E sabemos que se alimentar bem não é sinônimo de ficar longe de comidas gostosas, então dá para apreciar o Dia do Cacau sem trair a dieta ou prejudicar a saúde com o excesso de açúcar. Confira algumas receitas que vão deixar qualquer um com água na boca:

Aveia Matinal com Cacau, Banana e Chia: Com apenas cinco ingredientes, você já pode preparar essa delícia logo cedo, no café da manhã. Que tal testar essa receita simples em sua casa hoje mesmo?

Mix de Amêndoas com Cacau: O lanche da tarde vai ganhar um toque especial com esse snack que você pode preparar e levar para onde quiser, para qualquer momento que bater fome no meio do dia.

Brigadeiro com cacau : O brigadeiro que você ama, com os nutrientes necessários para tornar sua dieta ainda mais apetitosa, sem perder o sabor. Nessa versão da clássica sobremesa, poucos produtos serão utilizados, trazendo ainda mais praticidade na hora do preparo.

Smoothie de cacau com banana : Perfeito para quem quer ter uma alimentação saudável, essa receita é preparada com ingredientes nutritivos. Esse delicioso mix de banana e cacau é o que você precisa para dar um up na sua energia.

Qual dessas receitas com cacau em pó você vai experimentar primeiro? Se você adora chocolate, não pode perder essas dicas e deixar de se deliciar com inspirações que vão deixar seu dia ainda mais nutritivo e repleto de sabor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES