Cachaças do interior de São Paulo são eleitas as melhores do mundo

Cachaças produzidas em Mirassol (SP) são exportadas para Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, e agora Portugal, Espanha e França

Cachaças do interior de São Paulo são eleitas as melhores do mundo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A melhor cachaça do mundo é do interior de São Paulo. A bebida produzida em Mirassol (SP) venceu o reconhecido concurso internacional The Global Spirits Masters, realizado em 1º de março deste ano. As informações são do Portal g1.

Três marcas produzidas pela mesma empresa levaram a premiação máxima do concurso. São elas:

  • Cachaça Cabaré Extra Premium 15 anos;
  • Cachaça Duas Madeiras Extra Premium;
  • Cachaça Carvalho Americano 10 anos.

"Muito gratificante! O prêmio é fruto de todo o nosso trabalho. Somos a terceira geração da família e é surreal arrebatar todos os prêmios da categoria em um dos maiores concursos do mundo! Nossos produtos ganharam a medalha máster (a mais alta da categoria)", conta Giovanni. 

De acordo com o sócio-proprietário do engenho, Giovanni Tápparo, quase um milhão de litros da bebida é produzido no local. 

Cachaças produzidas em Mirassol (SP) vencem prêmio internacional — Foto: Divulgação 

Produção e exportação

O sócio-proprietário conta que a cachaça produzida com excelência passa por três processos: boa colheita, boa fermentação e boa destilação. Em seguida, começam os processos de envelhecimento, que dão cor, aroma e sabor à bebida.

"Trabalhamos com madeiras brasileiras: amendoim, jequitibá e amburana. E também com madeiras estrangeiras: carvalho europeu e carvalho americano."

Cachaças são envelhecidas em barris de madeiras especiais — Foto: Divulgação 

Segundo Giovanni, a maior parte das cachaças fica no mercado interno, mas os concursos com premiações internacionais vêm abrindo portas fora do país.

"Hoje, 95% da produção fica no Brasil e, aproximadamente, 5% vai para o exterior. Exportamos para os Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, e agora Portugal, Espanha e França. Estamos em negociação com outros países", ressalta.

De produtor a consumidor

Quando questionado se também é um apreciador da bebida, Giovanni conta que ele, os pais e os irmãos são todos consumidores da cachaça. "Apreciamos a bebida em diversos momentos, sempre com moderação", brinca.

Ele explica que o gosto vem de berço. "Meu avô, patriarca da família, começou a produzir cachaça em 1978, tanto para consumo próprio como para presentear familiares e amigos. O sucesso foi tão grande que ele viu nessa atividade uma oportunidade de negócio. Com muito amor, carinho e trabalho, o engenho não para de crescer desde então."

Todavia, Giovanni diz que ainda existe preconceito com a cachaça, mas que está tentando quebrar barreiras.

Giovanni Tápparo, sócio/proprietário do engenho — Foto: Divulgação 

"Nascemos no meio da cachaça, então, acompanhamos o aumento do consumo da bebida, que é um patrimônio do Brasil. Só é considerada cachaça se for produzida a partir do caldo de cana fermentado e destilado em solo brasileiro. Com isso, o público acompanha o comércio da cachaça no exterior, valorizando ainda mais o nosso produto. Além disso, já foi comprovado cientificamente que a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES