Cadeia de São Raimundo Nonato é transformada em Espaço Cultural

Com a reforma do espaço, houve recuperação em toda estrutura física.

Espaço cultural Hamilton Barreto | João Albert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Espaço Cultural Hamilton Barreto (Foto: João Albert)

As paredes da antiga cadeia de São Raimundo Nonato, de 1967, ainda preservam alguns traços daquela época. Porém, o prédio, abandonado há anos, ganhou reforma e se transformou no Espaço Cultural Hamilton Barreto, que será entregue à população nesta quarta-feira (20). Foram investidos mais de R$ 599 mil na obra, que agora será uma casa para eventos e oficinas voltadas para a área cultural.

“Esse prédio estava abandonado e conseguimos transformá-lo num espaço para valorização da cultura de São Raimundo Nonato. É uma alegria poder entregar mais uma casa de cultura ao Piauí. Esperamos que o Espaço Cultural seja uma referência para moradores e visitantes da cidade, e que eles ajudem a preservar esse patrimônio”, afirma o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.

Com a reforma do espaço, houve recuperação em toda estrutura física. Foi criada uma sala para aulas de teclado e violão, com a aquisição desses instrumentos. O local ganhou também uma decoração rica em elementos nordestinos.

As artesãs da cidade também ganharam um cantinho especial, onde poderão ministrar oficinas de artesanato. Além disso, o local conta também com uma área interna para a realização de eventos.

Além de São Raimundo Nonato, a Secult já transformou outras duas cadeias em espaços voltados para a área cultural. Em São João do Piauí, a antiga cadeia se transformou em biblioteca, e a cidade de Jerumenha, viu as paredes da cadeia de 1851 se transformarem no Espaço Cultural Amélia de Freitas Beviláqua.

HOMENAGEM - O nome do Espaço Cultural é uma homenagem ao músico Hamilton Barreto de Araújo, que nasceu em 1928, em São Raimundo Nonato. Hamilton foi um grande estudioso da música, possuía profundo conhecimento teórico, era compositor e multi-instrumentista. Participou de diversos eventos musicais e compartilhou o palco com grandes músicos, como o violinista clássico Erisvaldo Borges e a cantora lírica, Maristela Gruber.

OBRA - A obra incluiu a recuperação das estruturas das paredes, teto e recuperação do forro, do piso, pintura da área externa e interna, além das instalações hidráulicas e sanitárias. Acessibilidade e recuperação de toda rede telefônica e informática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES