Cadeia Pública de Altos registra a morte de quarto detento, diz Sejus

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um detento da Cadeia Pública da cidade de Altos veio à óbito neste domingo, 24 de maio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS), procurada pelo Meionorte.com. Identificado como Robert Ozeas da Silva Pereira, o presidiário estava internado no Hospital de Urgência de Teresina HUT) com um quadro de infecção. Ele é o quarto caso de mortes da unidade prisional. 

Ainda segundo a assessoria da Sejus, o laudo médico da morte está sendo aguardado.  Na última quarta-feira (20), a 14 detentos da Cadeia Pública deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite e no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com suspeita de Leptospirose. O surto da doença foi confirmada pelo superintendente de Atenção Primaria à Saúde e Municípios da Secretaria Estadual de Saúde, Herlon Guimarães, em reunião com o promotor de Justiça Paulo Rubens.

Reprodução/ Google

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2019, a Cadeia Pública de Altos é considerada pela Secretaria de Justiça do Piauí como “ a maior e mais moderna do estado”, com possibilidade de receber “603 presos provisórios”. A Casa de Detenção demorou três anos para ficar pronta “além de desafogar o sistema penitenciário, o principal objetivo desta cadeia é a ressocialização por meio da educação e profissionalização”.

MPPI acompanha investigação sobre intoxicação

O Ministério Público do Estado do Piauí está acompanhando e apurando a situação da Cadeia Pública de Altos, onde detentos apresentaram sintomas severos de intoxicação, num quadro que já resultou em mortes.

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca havia instaurado inquérito civil público para coletar informações. No dia 11 de maio, o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças participou de videoconferência com representantes das Secretarias de Estado da Justiça (SEJUS) e da Saúde (SESAPI).

De acordo as análises técnicas preliminares, a hipótese mais provável é de que se trate de contaminação por leptospirose. Os participantes da videoconferência informaram que foram detectados problemas na qualidade da água fornecida na cadeia, com identificação da presença de coliformes fecais e da bactéria E. coli, que pode causar infecções graves em diversos órgãos humanos. Os presos infectados apresentaram sintomas semelhantes, como paralisia de membros inferiores, edema, alteração na pressão e vômitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES