Cadeia Pública de Altos será a unidade prisional mais moderna do PI

Penitenciária é uma aposta do governo em modernização e segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 70% de obras executadas, a estrutura da Cadeia Pública de Altos deverá ser entregue em junho deste ano. A previsão é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que realizam a obra por meio de convênio entre Estado e União. A unidade prisional é uma grande aposta do Governo do Estado em modernização, segurança prisional e humanização, contando com estrutura de saúde e de tratamento de dependência química, além de módulo educacional.

Com uma área de 5,5 mil metros quadrados localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a 20 km de Teresina, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. De acordo com levantamento da Caixa Econômica Federal, órgão financiador da obra, o andamento da execução é caracterizado como normal e a estrutura deverá ser concluída nos próximos meses.

Prevista desde 2008 e parada por motivos burocráticos, a obra foi retomada em 2016 e é uma grande promessa para o sistema penitenciário local. “Essa vai ser a maior unidade do sistema prisional do Piauí, a mais moderna e a mais segura. Representa o maior avanço em termo de número de vagas abertas em quatro anos de trabalho. É um compromisso do governador Wellington Dias em modernizar esse segmento da área segurança pública e nós estamos muito felizes em contribuir com este avanço”, afirmou o secretário da Justiça, Daniel Oliveira.

Para a engenheira do Departamento de Engenharia da Sejus, Socorro Seabra, o grande diferencial da cadeia pública são os módulos isolados para os agentes penitenciários. “Neles, os profissionais poderão fazer a vistoria e o controle de abertura e fechamento de celas, por exemplo, em passarelas cobertas destacadas acima dos pavilhões, evitando o contato direto com os presos”, destacou a profissional. A unidade conta ainda com alojamento para a guarda externa, estacionamento, guarita, torre de controle e reservatório elevado.

Ainda de acordo com a engenharia, toda a unidade terá monitoramento por câmeras eletrônicas. A estrutura do muro principal da cadeia, feito em concreto, atende às novas diretrizes da arquitetura penal.

O subsecretário da Justiça, Carlos Edilson, acredita que a nova estrutura também trará reflexos para o funcionamento de outras penitenciárias. “Teremos uma unidade nova, com novos procedimentos de segurança que protegem o agente penitenciário e garantem maior controle. Quando estiver pronta, a cadeia também vai beneficiar o sistema prisional como um todo porque vai diminuir a superlotação de outras unidades”, pontuou o gestor.

Dos R$ 17,9 milhões previstos para a construção da Cadeia Pública de Altos, já foram executados R$ 10,8 milhões, atestados pela última medição do Ministério da Justiça feita em fevereiro deste ano. Atualmente, a etapa da obra compreende a parte de superestrutura de alvenaria de elevação, instalações hidrossanitárias, revestimentos e cobertura. A subestação elétrica da unidade já está pré-instalada.

Humanização

A Cadeia Pública de Altos seguirá as diretrizes adotadas pela Secretaria da Justiça no tocante à política de humanização do sistema penitenciário, com a instalação de Unidade Básica de Saúde, implantação de módulos de educação, oficinas de capacitação de detentos e outros serviços. O tratamento de dependentes químicos é outro destaque da unidade que terá um módulo específico para este tipo de atendimento.

Geração de emprego

A obra possui, atualmente, cerca de cento e trinta e oito operários, distribuídos em várias frentes de serviço como de superestrutura, alvenaria de elevação, ferragem, carpintaria e instalação de esquadrias. De acordo com levantamento da Caixa, a obra já gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos desde que foi iniciada.

Visita do governador

O governador Wellington Dias visita a obra na próxima segunda-feira (19), quando cumpre agenda no município de Altos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES