THE: Cadeirantes acusam serviços do Transporte Eficiente

Em uma reunião com o Ministério Público, os cadeirantes de Teresina denunciaram o péssimo funcionamento do Transporte Eficiente, da PMT

Reunião | Cadeirantes afirmam que transporte sofre fortes restrições e prejudica serviço essencial | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reunião realizada na manhã de ontem no prédio do Ministério Público do Trabalho, na Avenida Miguel Rosa, contou com a presença de representantes da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina ? Ascamte, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e do MPT para definir o que pode ser feito para melhorar o serviço Transporte Eficiente, que utiliza vans especiais para transportar portadores de deficiência em Teresina. O projeto tem sido alvo de reclamações por parte dos usuários.

De acordo com a tesoureira da Ascamte, Silvana Miranda, o transporte vem sofrendo sérias restrições nos últimos dias, atendendo apenas aos cadeirantes que trabalham ou estudam. ?Na verdade, nunca houve uma dotação orçamentária para esse serviço, apesar de o Transporte Eficiente ter sido criado por Lei. O serviço sempre deixou pouco a desejar, mas garanto que nunca havíamos passado por uma situação como essa. Há cadeirantes que precisam fazer hemodiálise, por exemplo. Também temos a necessidade de lazer?, disse Silvana.

Os cadeirantes temem que a falta de transporte prejudique até mesmo o evento Festival do Sorvete, organizado pela Ascamte e programado para este domingo no Clube do Gari, na zona norte da capital. ?Já vendemos todos os ingressos, e essa situação agora nos dá uma incerteza muito grande?, complementou a tesoureira da associação.

A estudante Ester Clara de Araújo também sofre com o problema. Ela cursa, no turno da manhã, a graduação em Administração de Empresas na UESPI. ?Minha aula termina ao meio-dia, mas tenho de esperar por quase quatro horas até que o carro passe. As pessoas ficam estranhando e perguntam o porquê de eu estar lá sozinha?.

Enquanto a audiência desenrolava-se, muitos cadeirantes ficaram reunidos no térreo, na recepção do prédio do MPT.

Ao final da reunião (que contou com a presença da superintendente da Strans, Alzenir Porto), ficou decidido que a Superintendência de Transportes tem cinco dias para aumentar a quilometragem máxima de cada um dos veículos ? de seis para oito mil quilômetros mensais.

Na terça (13), os cadeirantes deverão fazer mais uma reunião sobre o assunto, dessa vez contando com a participação de representantes da equipe de transição da administração municipal, para buscar garantias de que o serviço Transporte Eficiente não sofrerá mais cortes de gastos até o fim do ano.

Coincidentemente, outra reunião feita ontem no MPT teve como assunto uma demanda dos portadores de necessidades especiais. Uma audiência conduzida pela procuradora Jeane Colares e com a presença de representantes de entidades ligadas aos portadores de deficiência tratou de determinar a criação de um trabalho específico voltado para as empresas, direcionado para a necessidade do cumprimento do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, que discorre sobre a cota de pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários. A preocupação do MPT é observar se todos os tipos de deficiência estão sendo abordadas de forma semelhante, sem discriminações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES