Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva neste sábado (12)

Em Teresina, 367 postos estarão espalhados para imunização

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (12), vai acontecer o dia D da campanha de vacinação animal contra a raiva. A meta é vacinar cerca de 135 mil cães e gatos em 367 postos localizados em todas as regiões da capital.

Promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, a campanha tem como objetivo prevenir a raiva em animais domésticos e, consequentemente nas pessoas, já que um animal infectado pode transmitir a doença para os seres humanos.

Segundo Luiz Harlinton, coordenador da campanha de vacinação contra a raiva, o número de casos de raiva humana na capital é positivo, pois há quase três décadas não foram registrados nenhum caso.

“Teresina tem um índice bom de raiva. O último caso registrado foi em 1968, já a raiva animal, o último caso ocorreu em 2011, porque um cachorro infectado por um morcego no Sul do Estado trouxe o vírus para a capital. Como foi detectado imediatamente, todas as providências foram tomadas”, ressalta.

O coordenador da campanha explica que o maior alvo da vacinação contra a raiva são animais mamíferos e domésticos que têm contato direto com seres humanos.

“Na nossa campanha priorizamos o ciclo da raiva urbana, focando em animais que têm mais contato com o ser humano, o cão e o gato. Quando um animal com a doença morder ou arranhar um ser humano, o indivíduo deve procurar, imediatamente, um posto de saúde.

Caso contrário este será infectado e virá a óbito. Já que é uma doença 100% letal”, esclarece. Ao ser infectado, o animal doméstico terá sintomas como: agressividade, salivação em excesso, medo de água e luminosidade. Já nos seres humanos a inquietação, ataques convulsivos e fobia a água e luz.

Se alguém que mora em Teresina for atacado por um animal infectado pela raiva, deve se deslocar, o quanto antes, ao Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC) em busca tratamento que pode ser a base de vacina ou soro específico.

No entanto, como a medida mais eficaz é a prevenção, é importante levar seus animais domésticos para serem devidamente vacinados.

Além da vacinação neste sábado (12), que atingirá as zonas urbanas, vai acontecer a imunização nas zonas rurais, que ocorrerá nos dias 26 de setembro (Norte e Leste) e no dia 03 de outubro (Sul e Sudeste).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES