Mercado de cafeterias está em expansão em Teresina

O consumo de café cresceu em todo o país

Cafeteria | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de café cresceu no país, nas últimas décadas, e o brasileiro tem se tornado mais criterioso com a bebida. Em meio a esta conjuntura, o mercado está em expansão, como novas combinações de grãos, cafeterias mais modernas e o surgimento de cada vez mais estabelecimentos especializados na bebida. Em Teresina, a quantidade de cafeterias aumentou bastante nos últimos anos. Cada vez mais queridos e frequentados, estes estabelecimentos estão se tornando ambientes onde o café, embora ainda figure como estrela principal, se alia a soluções e possibilidades infinitas para os seus frequentadores.


A empreendedora Leane Brunelle assumiu, em outubro de 2018, uma cafeteria que foi aberta no ano de 2016 e agora mantém o desafio de manter o espaço que é a paixão de muitos teresinenses. Ela conta que se apaixonou por café há três anos, quando precisou fazer dieta e tirar o leite do seu café da manhã. Foi então que começou a apreciar inteiramente o sabor de café, pois até então, só conhecia o café do dia a dia.

Divulgação

“Foi quando decidi fazer um curso de métodos de preparo de café e, então, o universo do café se abriu na minha frente e o amor cresceu a ponto de tatuar na pele. A partir daí comecei a estudar mais sobre o assunto e sempre sonhava em ter minha cafeteria no futuro e quando veio a oportunidade de comprar a cafeteria que mais amava, fiquei bastante excitada e apavorada ao mesmo tempo, mas vi nisso uma grande oportunidade”, declarou.

Desde então, Leane tomou como missão levar o conhecimento sobre o café especial e fazer com que as pessoas aprendam a gostar mais ainda dessa bebida que é tão presente na vida e nos momentos das pessoas. A empresária conta que ficou muito surpresa com o crescimento de cafeterias na cidade. De dezembro de 2018 a janeiro de 2019 inauguraram quatro cafeterias que realmente trabalham com café da mais alta categoria do mercado que é o café especial.

“As pessoas estão tomando mais café e as estatísticas só confirmam isso. E hoje nós vemos que as pessoas procuram uma cafeteria por diversos motivos, tanto querem apenas sentarem sozinhas para ler um livro ou realizar um trabalho, bater um papo com um amigo quanto a fazer grandes comemorações, como aniversários, batizados e até mesmo casamentos”, acrescentou.

Público que aprecia cafés diferenciados é restrito

Leane Brunelle afirma que o consumo de café especial tem crescido, mas o público que realmente conhece esse café diferenciado e que consome de forma consciente ainda é muito restrito. Segundo a especialista, as pessoas consomem o café especial, mas de modo geral não por conhecer o produto em si, mas porque cafeterias que oferecem essa categoria de café tem crescido em Teresina.

Divulgação

“Isso mostra a grande responsabilidade que temos de levar esse conhecimento para as pessoas, mostrar que o café não é uma bebida qualquer que se encontra em qualquer prateleira de supermercado, mas que café é uma bebida extremamente requintada, cheia de particularidades, sabores e tão complexa como vinho. E, por isso, temos os cursos de degustação e métodos de preparo que oferecemos para o público, para levar esse conhecimento, fazer com que as pessoas se tornem consumidores conhecedores do valor desse produto e que degusta café especial de forma consciente”, esclareceu.

Leane adianta ainda que está trabalhando no cardápio da sua cafeteria justamente devido à demanda e necessidade crescente. Além dos cafés quentes, oferece cafés gelados, cold brews, drink com cafés com ou sem bebidas alcoólicas, cappuccino com leite zero lactose ou de soja. “Temos um cardápio com pratos para o público vegano, vinhos, cervejas e acompanhamentos para as bebidas. Também temos sanduíches. A ideia é oferecer uma maior variedade de pratos e apostar mais na parte de doceria. O fato é que não é possível ter um ticket lucrativo apenas com o café. é preciso investir bastante nos pratos oferecidos”, finaliza.

Cafeterias apostam em profissionais treinados

A barista Serena Costa é especialista em café há 18 anos e manteve por 15 anos uma cafeteria na Espanha e há 6 anos voltou para o Brasil e sentiu a necessidade de abrir um café em Teresina, para disseminar a terceira onda do café.

“A terceira onda do café é essa preocupação que a gente tem com o café desde a lavoura, do cultivo, da produção, do processamento, do beneficiamento, da torra até chegar na cafeteria, então temos essa preocupação, só utilizamos café especial, 100% arábica. São cafeterias que possuem um barista profissional, treinado para isso, onde utilizamos métodos de manipulação que foram resgatados, filtros para preparar e degustar de forma mais lenta, para desfrutar do café com calma e respeitando todo o ritual”, declarou.

Raissa Morais

A empresária destacou que o mercado do café está aquecido no mundo inteiro e em constante expansão. “O consumo de café aumenta 2% ao ano, no mundo, e aqui em Teresina, nos últimos anos, vivenciamos um boom no surgimento de cafeterias e cada vez melhores, com profissionais treinados e o perfil do consumidor mudou, pois está cada vez mais consciente e quer consumir café que foi produzido de maneira sustentável”, enfatizou.

Cliente acompanha produção do café

Além de apreciar combinações diferenciadas do café, em Teresina, estes locais também tem se tornado uma opção bastante procurada de ambientes de alimentação. A mestranda Marta Alencar não abre mão de tomar um bom café nestes espaços e sempre procura descobrir se o ambiente realmente é de uma cafeteria, principalmente onde é possível acompanhar os processos de cafés coados ou filtrados, como o café na prensa francesa.

Raissa Morais 

“Além disso sempre busco ambientes com artes. É notório que muitas cafeterias no Piauí e no país fazem essa junção entre a paixão pelo café e a arte. O que não pode faltar em um bom café é o próprio café ou o bom atendimento. Até porque o café de excelência faz toda diferença. Eu amo todos os tipos de cafés, desde os coados com coador de pano até os cafés importados”, revelou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES