Caia na folia, mas sem esquecer dos cuidados com a audição

Especialistas recomendam uso de protetor auricular para músicos e frequentadores de blocos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval está chegando e muita gente já organiza a agenda para cair na folia. Mas toda essa animação requer cuidados. O batuque das baterias, o volume das caixas de som, os ensaios em quadras fechadas e os trios elétricos podem trazer problemas à audição, provocando sensações de surdez e zumbido no dia seguinte à folia.

Qualquer pessoa que permanecer próximo ao som muito alto pode sofrer danos auditivos. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho excessivo trará irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.

Está comprovado que sons acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva, se o tempo de exposição ao barulho for prolongado. No Carnaval, medições realizadas chegam a apontar impressionantes 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião. "Por causa da intensidade do barulho, as pessoas podem ter a sensação de pressão nos ouvidos, tontura, zumbido e dificuldades para ouvir", lembra a fonoaudióloga Isabela Gomes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES