Caixa Econômica adere a paralisação nesta terça-feira no Piauí

As principais motivações seriam a precarização do setor e a ameaça de privatização.

Caixa Econômica adere a paralisação nesta terça-feira no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí aderiu à paralisação de funcionários da Caixa Econômica Federal que ocorre durante esta terça-feira (27) em todo o Brasil. As principais motivações seriam a precarização do setor e a ameaça de privatização que o Governo Federal tenta impor. Agências de Teresina, Picos, Floriano e algumas cidades do interior do estado seguem funcionando apenas setores gerenciais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiro, a Caixa se mostra essencial durante o período de pandemia da Covid-19, em que fornece a possibilidade de saque e transferências do Auxílio Emergencial. Devido a situação, os funcionários se expõem ao vírus com o grande fluxo de pessoas em suas agências.

Paralisação Caixa - (Foto: João Henrique Vieira / Ascom SEEBF/PI)

"Temos acompanhado nos últimos meses a precarização da empresa, a venda de seus nativos e ameaças de privatização. Além de tudo, neste momento de pandemia, a Caixa Econômica tem sido um exemplo no que se refere ao pagamento do auxílio emergencial. O auxílio é um programa social e os trabalhadores têm ficado desde o início da pandemia expostos ao vírus, registrando um número de óbitos no setor, por estar na linha de frente atentendo à população." afirma.

Paralisação Caixa - (Foto: João Henrique Vieira / Ascom SEEBF/PI)

Ainda segundo o presidente, a ameaça de privatização é constante devido à venda de subsidiárias. "Nós queremos o apoio dos trabalhadores do setor para evitar uma possível privatização. Sabemos que o governo é privatista e, como a caixa é um banco que investe nos programas sociais, não podemos deixar ser vendido. Estão começando a vender suas subsidiárias por um valor inferior, exatamente a fonte de receita da empresa, para descaptalizar a empresa. Ou seja, é um governo que está entregando o patrimônio do povo e nós resolvemos dar uma resposta a isso".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES