Cajueiro da Praia acionará órgãos públicos em defesa de animais

Um grupo de proteção aos animais da região, estão buscando ações municipais no sentido de garantir maior segurança

Grupo de proteção de animais participou de reunião com secretário | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não são raros os casos de acidentes em rodovias envolvendo bovinos, equinos e muares. Ou os episódios em que esses animais de grande porte, são literalmente, abandonados por seus donos. E mais, chegam a ser roubados, com destinos incertos. 

Um verdadeiro crime ambiental que passa a ser combatido pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, município do litoral do Piauí, que dispõe de um verdadeiro santuário ecológico formado por rica fauna e flora.

Recentemente, grupo de proteção aos animais e moradores de Cajueiro da Praia, especificamente, de Barra Grande, denunciaram o desaparecimento de vários jumentinhos. Os animais que eram vistos com frequência na região, estão desaparecendo, causando preocupação e revolta entre os moradores que cuidam deles e que fazem parte do cenário paradisíaco da região. 

Reunião contou com representantes de entidade que protege animais/Divulgação

Cuidar dos animais

“São animais que cuidamos, alimentamos. Temos a preocupação em zelar e preservar. Eles fazem parte de nossa história, são símbolos da nossa cultura, das comunidades tradicionais”, ressalta a jornalista Suzane Jales que mora em Barra Grande e faz parte, como voluntária, do grupo Barra Pets.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Thiago Soares, esteve reunido na manhã desta terça-feira (03), com representantes do grupo de proteção aos animais da região, discutindo sobre as ações municipais no sentido de garantir maior segurança a eles.

De acordo com o secretário o prefeito Felipe Ribeiro garante o apoio à preservação dos animais, especificamente, dos jumentinhos. A Prefeitura vai notificar o ICMBio para ver a possibilidade de colocar chip de monitoramento nestes animais. Além disso, iremos propor uma reunião com todos os municípios que fazem parte da Planice litorânea para discutir sobre os animais que circulam por toda a região.

Projeto

 “Já estamos com um projeto que irá destinar um local para manutenção dos animais que circulam por toda a Cajueiro da Praia. Iremos disponibilizar um local e alimentação. Será um local que também contará com apoio dos grupos de defesa dos animais”, enfatiza Thiago Soares.

Já estão entre as propostas de Cajueiro da Praia, um projeto de Lei que propõe organizar os procedimentos para recolhimento e doação dos animais, bem como prever o pagamento de multa para proprietários que abandonarem seus animais: bovinos, caprinos, suínos, equinos e muares. “Nosso objetivo é despertar a conscientização entre as pessoas, sejam moradores ou visitantes em Cajueiro da Praia. É preciso respeitar o Meio Ambiente, com sua fauna e flora e garantir a sobrevivência de todas as espécies. Contudo, o compromisso deve ser de todos. Não sabemos qual destino estão dando aos jumentinhos que desapareceram de nossa região. Mas, estamos juntos com a população no sentido de impedi que esta ação continue”, garante o secretário.

"Estão sendo levados sem nenhum aviso ou identificação. Existe um grupo que cuida deles, os alimenta, curam seus ferimentos", diz nota divulgada nas redes sociais pelos moradores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES