Cajuína do Piauí terá status igual a champanhe francesa, revela diretor do Emater

O processo de identificação geográfica da cajuína dará mais reconhecimento ao produto.

Cajuína. | Reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cajuína piauiense pode ganhar reconhecimento internacional e ser marca protegida geograficamente exclusiva do Estado, como a champanhe francesa, cujo nome hoje é proibido de ser veiculado noutro país do mundo. Um dos entusiastas dessa luta é o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão do Piauí (Emater-PI), Romualdo Militão, que participou recentemente de uma feira internacional de Agricultura, na Itália, onde o assunto foi abordado.

"A marca da nossa cajuína seria semelhante à champanhe francesa, por exemplo, exclusivo da França, porque o País entrou com processo proibindo a utilização do nome champanhe e agora a bebida só pode ser chamada fora daquele país de espumante", explica Romualdo, que está entusiasmado com a proposta.

Segundo ele, na Itália a identificação de produto local é muito bem trabalhada. "Fomos ver como eles fazem". A bebida mais popular do Piauí, porém, está sendo submetida a um processo que culminará com o selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP) com registro, inicialmente, no Ministério da Agricultura e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Romualdo diz que o IGP ou certificado de proteção é uma espécie de selo garantindo todas informações precisas e detalhadas de onde, quem, e como é produzida, processada a bebida, além da quantidade de produção e produtores em todas as regiões do Estado.

Após todo o processo, a cajuína ganha um número que poder ser acessado na internet, onde se saberá qual é a comunidade em que a bebida é produzida. O processo de identificação geográfica dará mais reconhecimento ao produto e mais competitividade para o setor.

"Após o certificado nacional, logo vamos trabalhar o registro internacional da cajuína que ganhará um padrão internacional", diz Romualdo, acrescentando que a identificação geográfica vai influenciar aumentando a importação e a exportação do produto, porque agrega valores, tendo em vista que terá mais qualidade e reconhecimento fora do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES