Cajuína na merenda escolar no PI

A informação é de Francisco de França, coordenador do escritório territorial do Emater

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bebida t?pica do Piau? pode entrar para o card?pio da merenda escolar. A informa??o ? de Francisco de Fran?a, coordenador do escrit?rio territorial do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater), no munic?pio de Cocal, 300 km de Teresina, que ressaltou que equipes do Minist?rio da Educa??o (Mec) ir?o se dirigir para o munic?pio para conhecer o processo de fabrica??o artesanal da caju?na. Francisco de Fran?a acrescentou que j? existe um projeto aprovado na C?mara dos Vereadores de Cocal que inclui a caju?na na merenda escolar no munic?pio.

?De acordo com o projeto, a Prefeitura iria comprar a produ??o local da caju?na, e essa produ??o seria repassada ?s escolas p?blicas para serem inclu?das na merenda escolar das crian?as. No entanto, o projeto nunca foi colocado em pr?tica?, lamenta, destacando que, com a vinda das equipes do Mec, o projeto dever? ser posto em pr?tica.

Rico em vitaminas e sais minerais, o caju ? uma fruta que j? est? presente na mesa dos piauienses, seja em forma de suco, doces, rapadura, caju?na ou outros. Seu ped?nculo ? rico em vitaminas A e C, f?sforo, fibras e ferro. Al?m disso, possui grande potencial antioxidante, propriedade associada ? preven??o de doen?as cr?nico-degenerativas, como problemas cardiovasculares, c?ncer e diabetes.

Para Socorro Alves, supervisora da merenda escolar da Secretaria Estadual de Educa??o (Seduc), a utiliza??o da caju?na na merenda escolar ? um projeto bemvindo. ?Se o projeto for colocado em pr?tica, com certeza ele ser? bem-aceito, j? que a caju?na enriquecer? a alimenta??o das crian?as na escolas?, analisa, lembrando que em v?rios munic?pios piauienses, como Picos e Oeiras, j? inclu?ram produtos da agricultura familiar, como rapadura, mel, cereal, melancia, macaxeira e ab?bora no card?pio da merenda escolar.

Depois de implantado, o projeto vai melhorar n?o somente a quest?o nutricional dos alimentos da merenda escolar, mas tamb?m com o aumento da gera??o de renda no munic?pio. ?? um projeto que al?m de proporcionar uma alimenta??o saud?vel nas escolas, vai incentivar a produ??o do produto no munic?pio. Atrav?s do programa Compra Direta, as caju?nas tamb?m ser?o comercializadas, a exemplo dos 15 kg de rapadura de caju comercializadas por meio do programa?, comemora.

Atualmente, mais de 105 pessoas fabricam caju?na no munic?pio de Cocal.

A produ??o de caju?na em Cocal ? de aproximadamente 200 garrafas por dia, o equivalente a mais de 40 mil garrafas por ano. Atualmente, cerca de sete comunidades, incluindo dois assentamentos, sobrevivem basicamente da renda obtida com a fabrica??o e comercializa??o da caju?na, doce de caju e rapadura de caju. ?As pessoas na regi?o n?o conheciam o potencial para a produ??o de caju?na e outros derivados do caju. A partir de uma capacita??o promovida pela Emater na regi?o, os produtores est?o aproveitando toda essa capacidade e ampliando sua renda, principalmente durante os meses de setembro a novembro, que ? a ?poca mais propensa?, finaliza, Francisco de Fran?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES