Calor aumenta em Teresina e temperatura máxima se aproxima dos 40ºC

Na tarde desta segunda-feira (6), a temperatura chegou a 38ºC, mas segundo o site Climatempo, a sensação térmica é de 39ºC. No domingo (5), a máxima chegou a 38,9°C.

Temperaturas elevadas e baixa umidade põem quase todo o Piauí em alerta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calor em Teresina aumentou significativamente em Teresina nos últimos dias, alcançando temperaturas próximas dos 40ºC. Na tarde desta segunda-feira (6), a temperatura chegou a 38ºC, mas segundo o site Climatempo, a sensação térmica é de 39ºC.  Esse não foi o recorde deste ano. Segundo o Climatempo, a temperatura mais elevada em Teresina foi de 39,1°C, em 29 de agosto. No domingo (5), a máxima chegou a 38,9°C.

Devido às condições climáticas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo potencial até as 20h desta segunda-feira (6) em razão da baixa umidade do ar. O alerta já vinha acontecendo nos últimos dias e vale para quase todo o Piauí, exceto a região Norte. 

Área em amarelo põe boa parte do Piauí em alerta por baixa umidade e altas temperaturas | foto: Reprodução/INMET

Segundo o INMET, as medidas preventivas devem ser tomadas para evitar riscos à saúde, tais como:

  • Beber bastante líquido.
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

B-R-O-Bró

As altas temperaturas e a baixa umidade são características do período chamado B-R-O-Bró Segundo a Gerência de Hidrometereologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), há predomínio de condição de tempo quente e seco pelos próximos dias.

Previsão do tempo para os próximos dias

Nesta semana, as temperaturas máximas devem ficar acima dos 37ºC. No feriado de 7 de setembro (terça-feira), não há previsão de chuva, com tempo ensolarado a parcialmente nublado, temperaturas mínimas de 22°C e máximas de 39ºC. Na região sudoeste do Piauí, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%.

Na quarta-feira, 8 de setembro, o tempo ficará ensolarado a parcialmente nublado, com temperatura máxima de 38ºC e mínima de 19°C e umidade do ar chegando a 25%, o que também é considerada baixa e merece atenção.

   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES