Calor intenso mata cerca de 400 galinhas no Uruguai; situação nunca vista

Segundo o presidente da Associação de Produtores Avícolas Sur (APAS), o número de animais mortos equivale entre 10% e 20% da produção nacional do Uruguai

Galinhas morrem de calor no Uruguai | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A forte onda de calor que atinge a região central da América do Sul fez com que cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai registrassem temperaturas recordes, próximas dos 45ºC. No Uruguai, o calor intenso provocou a morte de cerca de 400 mil frangos nos últimos dias. 

“Isso é absolutamente histórico, nunca ocorreu antes”, indicou Joaquín Fernández, produtor e presidente da Associação de Produtores Avícolas Sur (APAS), em entrevista ao jornal El País, na segunda-feira (17).

Aves não possuem glândulas sudoríparas e calor levou à morte os animais no Uruguai | FOTO: Reprodução

“É a primeira vez que sucede algo desse tipo. Tenho 43 anos no setor e jamais vivi algo igual”, relatou. Segundo o produtor, as aves não possuem glândulas sudoríparas e o calor provoca a morte dos animais.

Impacto na produção

Segundo o presidente da APAS,  o número de animais mortos equivale entre 10% e 20% da produção nacional do Uruguai, o que implica uma perda milionária. 

“Não há nenhum problema de desabastecimento. Estamos até com um excesso de produção e a produção vai se normalizando e adequando conforme a necessidade do mercado”, destacou. Mesmo assim, alertou que pode haver aumento dos preços dos ovos.

Altas temperaturas

De acordo com o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), grande parte do Uruguai registrou máximas acima dos 40ºC com quebras de recordes históricos em diferentes departamentos uruguaios. Na última sexta-feira (14), a maior temperatura da sua história com 44,0ºC em Florida. A marca igualou o registro de Paysandú em janeiro de 1943.

As máximas preliminares da sexta informadas pelo órgão oficial de Meteorologia do Uruguai foram de 44,0ºC em Florida, 42,7ºC em Soriano, 42,0ºC em Durazno, 41,8ºC em San José, 41,7ºC em Rio Negro, 41,4ºC em Tacuarembó, 41,3ºC em Treinta y Tres, 41,2ºC em Montevidéu, 41,0ºC em Canelones, Cerro Largo, Maldonado e Flores, 40,7ºC em Salto e 40,6ºC em Paysandú. Outros departamentos tiveram, conforme o órgão oficial de Meteorologia do Uruguai, de 38ºC a 39ºC.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES