Calvície: quando devo me preocupar?

Especialista em transplante capilar cita dicas para ficar atento a saúde dos cabelos

100 fios caem diariamente | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cabelos, a calvície afeta mais de 42 milhões de brasileiros, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os mais atingidos são os homens, podendo adquirir essa condição até os 50 anos.

A questão é que muitos fatores influenciam para o desenvolvimento dessa queda capilar, que afeta drasticamente a autoestima tanto do sexo masculino, quanto do sexo feminino. Inclusive, o principal deles é a genética.

"Ter histórico familiar de calvície é um importante sinal para ficar atento, pois ela pode ser uma herança genética. Nesse sentido, o que explica a queda de cabelos no público masculino, é porque a testosterona, hormônio masculino, sofre uma ação de uma enzima, que reage com o surgimento de algumas substâncias que reduzem a multiplicação das células que fazem nosso cabelo crescer", explica Julio Pierezan, médico especialista.

reprodução internet

Além disso, é importante ficar atento até que ponto é normal a perda de cabelos. Ou seja, segundo Pierezan, 100 fios caem diariamente, pois eles passam por um ciclo de renovação, mas caso a queda esteja sendo em uma quantidade fora do comum, e o paciente perceba que partes do couro cabeludo estão com falhas ou que estejam sendo abertas "entradas capilares" que ele não possuía, deve-se procurar um profissional.

"Apesar da calvície ser uma característica presente principalmente nos homens, também ocorre em mulheres, e muitas pessoas me questionam como saber quando isso acontece nelas. A verdade é que diferente do público masculino, a maioria delas possuem cabelos compridos, e por isso, a identificação é através das linhas divisórias, que deixam o couro cabeludo cada vez mais exposto", conta o médico.

Ele finaliza afirmando que o ideal é que em qualquer sinal de alteração incomum, procure-se um especialista, para que ele consiga examinar e diagnosticar de forma assertiva, e assim, com os resultados em mãos, traçar um tratamento ideal, de acordo com a necessidade e vontade do paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES