Câmara aprova Concessões para estacionamentos no Centro de THE

A expectativa é que os trabalhos iniciem no 1º semestre.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou o Projeto de concessões para estacionamentos do centro da capital. O objetivo do projeto enviado pela Prefeitura é buscar uma maior organização dos espaços públicos do centro da cidade, contribuindo com a mobilidade urbana. Agora, a previsão é que que a licitação para a contratação da empresa aconteça em janeiro e que os trabalhos sejam iniciados ainda no primeiro semestre.

De acordo com a secretária municipal de Parcerias e Concessões da Prefeitura de Teresina, Monique Meneses, esse é um passo importante para a reorganização do centro da capital. “Vamos dar um maior fluxo no centro, organizando o centro com estacionamento rotativo. Vamos fazer os investimentos na realização das sinalizações horizontal e vertical. Essa era uma demanda antiga dos lojistas que reclamavam de mais espaços e fluxos no centro”, pontuou.

O projeto de lei visa à implantação de um sistema de estacionamento na região central da cidade, com a disponibilização de vagas em locais estratégicos, melhorando a circulação de pessoas e veículos na região central da cidade. Um dos objetivos é estimular a economia e o turismo.

Na elaboração do projeto, a Prefeitura de Teresina levou em consideração o aumento considerável da frota de veículos da capital, que teve um incremento de mais de 40%, entre 2010 e 2016. “Esse incremento expressivo da frota impacta muito a mobilidade urbana, criando pontos de congestionamento e dificultando a mobilidade, sobretudo no centro. Então, ao regulamentarmos e cobrarmos o uso desses espaços, vamos conseguir democratizar a utilização dos espaços públicos”, avalia Monique, destacando que o projeto estipula uma limitação do tempo utilizado pelo usuário.

O projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Teresina prevê também que a empresa a operacionalizar o sistema de estacionamento do centro da capital contrate, preferencialmente, os flanelinhas já em atividade e cadastrados pela Prefeitura de Teresina. “O projeto de lei dá a essas pessoas a prioridade de contratação pela empresa que irá operar o sistema. Assim, esses trabalhadores sairão da informalidade e passarão a ter acesso a direitos trabalhistas, que apenas a formalidade da contratação assegura”, observa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES