Câmara aprova texto-base que facilita abrir conta em dólar no Brasil

Os deputados não concluíram a votação da proposta, que deve seguir no próximo ano com a análise de destaques

Câmara aprova texto-base que facilita abrir conta em dólar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o texto-base do projeto que estabelece novas regras para o mercado de câmbio brasileiro e para a circulação de capital estrangeiro no país.

Os deputados não concluíram a votação da proposta, que deve seguir no próximo ano com a análise de destaques (possíveis alterações ao texto principal).

Parlamentares da oposição dizem que o projeto pode intensificar a desvalorização do real. Defensores do texto afirmam que a medida “consolida e moderniza” a legislação cambial no país.

Entre outros pontos, a proposta diz que cabe ao Banco Central regulamentar as contas em moeda estrangeira no país, inclusive quanto aos requisitos e aos procedimentos para a abertura e movimentação nessas contas.

Na prática, o texto abre caminho para a abertura, por pessoas físicas e empresas, de contas em moeda estrangeira no país – algo que hoje é autorizado apenas a determinadas empresas, como casas de câmbio e emissores de cartões de crédito.

Pelo texto, as operações no mercado de câmbio podem ser realizadas livremente, sem limitação de valor. O projeto também prevê uma regulamentação a ser editada pelo Banco Central.

A proposta diz também que a taxa de câmbio é “livremente pactuada” entre as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio e entre as instituições e os seus clientes.

Ainda segundo a proposta, o ingresso e a saída do país de moeda nacional e estrangeira devem ser realizados exclusivamente por meio de instituição autorizada a operar no mercado, a quem cabe identificar o cliente e do destinatário ou remetente.

Essa regra, contudo, não se aplica ao porte, em espécie, de valores até US$ 10 mil ou o equivalente em outras moedas.

Câmara aprova texto-base que facilita abrir conta em dólar no Brasil 

CPF

Os deputados aprovaram também uma proposta que estabelece o CPF como “número único e suficiente” para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, devendo constar dos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou Conselhos Profissionais.

O texto também determina que o CPF passa a ser o documento único para fins de acesso a informações e serviços exercício de direitos e obrigações ou obtenção de benefícios perante os órgãos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais ou serviços públicos delegados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES