Câmara de Conflitos tem 70% de resolutividade dos casos e economiza milhões

Desde a instalação da Câmara, o grupo que a compõe tem atuado para ampliar a quantidade de homologações de acordos

Câmara de Conflitos tem 70% de resolutividade dos casos e economiza milhões | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conciliação é quase sempre o melhor caminho de resolução de conflitos. Ela é mais rápida, mais barata, mais eficaz e pacifica. O risco injustiça termina sendo menor, pois os envolvidos constroem a solução, com ajuda do conciliador. Compartilhando desse pensamento, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE/PI) tem intensificado as ações na CEMAPI, que é a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos Administrativos, no âmbito do órgão.

Criada há dois anos, através da Lei Complementar Estadual 254/2021, que inseriu o artigo 7º-A na Lei Complementar 56/2005, que trata justamente da Lei Orgânica da PGE/PI, a Câmara já tem apresentado resultados positivos, chegando a mais de 70% de acordos homologados, em relação aos casos apresentados. Isso tem representado economia de milhões de reais ao erário público.

Câmara de Conflitos tem 70% de resolutividade dos casos e economiza milhões - Imagem: Divulgação

“Através da CEMAPI, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí demonstra estar em sintonia com a vanguarda da advocacia pública, prezando pela utilização dos meios mais eficientes para resolução de disputas, pautado na consensualidade e implementando uma Administração Pública dialógica”, afirmou o procurador do Estado Luiz Filipe de Araújo Ribeiro, atual coordenador da Câmara.  

Desde a instalação da Câmara, o grupo que a compõe tem atuado para ampliar a quantidade de homologações de acordos. Dentre os que foram celebrados, a maioria é considerado estratégico e que demanda um amplo debate. “As ações envolvem questões ambientais e de desocupação de imóveis públicos. Porém, até então, apenas um caso não tivemos acordo”, completou Luiz Filipe, pontuando que esse ano a Câmara já apreciou um caso, mas ainda sem homologação. 

A CEMAPI tem como atribuição a realização de acordos, extrajudiciais e judiciais, em matéria de interesse do Estado do Piauí, dirimindo conflitos entre órgãos e entidades da administração pública; avaliando a admissibilidade dos pedidos de resolução de conflitos, por meio de composição, no caso de controvérsia entre particular e pessoa jurídica de direito público; e promover, quando couber, a celebração de termo de ajustamento de conduta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES