Câmara derruba decreto sobre sigilo e impõe derrota a Bolsonaro

O decreto foi assinado pelo vice-presidente Antonio Hamilton Mourão

| Pedro Ladeira/Folhapress
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  Câmara dos Deputados aprovou um projeto que susta os efeitos de um decreto  do governo que alterou regras de transparência ampliando a lista de servidores com poder para classificar documentos como sigilosos . O líder do governo, Major  Vitor Hugo  (PSL-GO), pediu na reunião de líderes que o tema não entrasse na pauta, mas foi ignorado. Apenas o PSL encaminhou voto contra o projeto. 

O decreto, assinado pelo vice-presidente Antonio Hamilton Mourão,  foi editado por pressão de militares e diplomatas . Para que o decreto perca a validade, o projeto precisará ainda ser aprovado no Senado. 

A derrota do governo ficou escancarada na primeira votação, quando se analisou regime de urgência para a matéria. Foram 367 votos a favor e apenas 57 contrários . A votação final acabou ocorrendo de forma simbólica. Um deputado influente do PSL viu no resultado um forte recado ao governo. Para esse parlamentar, o governo tende a ser derrotado em qualquer posicionamento que defender na Câmara neste momento. 

À exceção do PSL, todas as demais legendas encaminharam a favor do projeto.

O deputado Alex Manente (PPS-SP) encaminhou a votação argumentando que o decreto reduziu a transparência no acesso a dados públicos. 

— O momento que vivemos no país requer que tenhamos a maior transparência em todos os atos, não coaduna com o processo vivido no país que a regra do lei do acesso que precisa ser ampliada diminua sua eficácia permitindo que nós tenhamos escalões inferiores podendo colocar documentos como ultrassecretos — argumentou o parlamentar.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) fez o encaminhamento pelo partido do presidente Jair Bolsonaro contra o projeto defendendo o decreto de Mourão. 

— Esse decreto não viola qualquer transparência, quem ler atentamente vai ver que ele limita a possibilidade de delegação prevista na lei há muito tempo. O decreto limita e é absolutamente conforme com anseios de transparência e democracia — afirmou a deputada.

Com quase todos os líderes encaminhando a favor no microfone, Vitor Hugo decidiu liberar a bancada no tema.

— O governo, entendendo que o parlamento é soberano, libera a votação — afirmou o líder do governo. 

Pedro Ladeira/Folhapress 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES