Câmara discute criação de novos CAPS pela Prefeitura em Teresina

A pauta do encontro converge diante de uma temática atual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina realiza audiência pública para discutir a necessidade na ampliação do atendimento em saúde mental na capital. O diálogo contará com diversos representantes da sociedade civil, pautando a importância de se dispensar atenção a esses pacientes, de modo que os casos de suicídio, por exemplo, sofram uma queda. A pauta do encontro converge diante de uma temática atual e que mobiliza órgãos de saúde do mundo inteiro.

A vereadora Teresa Britto (PV) relatou a orientação disposta pelo Ministério da Saúde (MS), apontando que a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece atendimento assistencial e clínico para pessoas com algum tipo de transtorno mental ou dependência química deve ser proporcional ao número de habitantes do município. O esforço referencia-se para que a cidade tenha total condição de atender a demanda. “O que propomos nessa audiência pública é a necessidade urgente de se enfrentar o problema e chamamos atenção para que a Prefeitura de Teresina volte o olhar para essa situação e tome como prioridade de investimentos”, declarou.

Neste âmbito, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 450 milhões de pessoas no mundo so- frem ou sofrerão de problemas mentais, neurológicos ou comportamentais. Entre crianças e adolescentes, o número sobe para 20% da população. Outro dado da OMS demonstra o risco que correm os portadores: cerca de 800 mil pessoas suicidam-se todos os anos. As doenças mentais são uma das principais causas tratáveis de suicídio.

“Dados do Mapa da Violência apontam que Teresina está entre as cinco capitais com a maior taxa de suicídios entre a população jovem. Dessa forma, essa audiência pública é de suma importância, visto que vamos discutir mecanismos viáveis de atendimento aos casos de saúde mental, além de cobrar do Executivo a criação de novas unidades de atendimento”, disse Britto.

SUICÍDIO – No que tange ao problema do suicídio, a Prefeitura de Teresina por meio da FMS (Fundação Municipal de Saúde) já tem desenvolvido um trabalho importante com a criação do Núcleo de Prevenção, onde são analisadas e desenvolvidas estratégias para impedir que casos do tipo ocorram na capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES