Câmara dos Deputados aprova projeto que regulamenta o lobby

O projeto que regulamenta o lobby foi apresentado para ampliar a transparência entre órgãos públicos

O projeto que regulamenta o lobby foi aprovado na Câmara Federal | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, projeto que regulamenta a atividade do lobby no Brasil. Agora ele vai ao Senado. O projeto estava parado na Câmara desde 2007, mas ganhou uma versão final nas últimas semanas. 

Dessa forma, cria regras de transparência para lobistas e define limites para brindes e viagens pagos por empresas para agentes públicos.

O projeto foi alterado de última hora. O responsável é o relator, Lafayette Andradada (Republicanos-MG), para retirar punições criticadas por Organizações Não Governamentais (ONGs). 

O projeto estava parado na Câmara desde 2007- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação

Texto

As entidades se queixaram de penas previstas a quem "atuar de forma de modo a constranger ou assediar participantes de eventos" ou "prejudicar ou perturbar reunião". O texto foi alterado para retirar esses pontos.

O projeto que regulamenta o lobby foi apresentado para ampliar a transparência entre órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil. 

Representantes

Pela proposta, por exemplo, toda a reunião ou encontro entre representantes de empresas e entidades com funcionários públicos deve ser conhecida, inclusive com a divulgação do tema da conversa.

O lobby é exercido por grupos de interesse junto a agentes públicos a fim de tentar influenciar a aprovação de projetos ou atender a demandas de um determinado setor. A prática é bastante comum nos órgãos públicos. No Congresso, por exemplo, lobistas costumam circular com facilidade para tratar de temas de seu interesse com os parlamentares.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES