Câmara e Senado preparam propostas de reforma tributária

Governo também vai apresentar um texto próprio sobre o tema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados e o Senado indicaram nesta terça-feira (09/07) que pretendem avançar com diferentes propostas de reforma tributária, assunto que deve ocupar a agenda legislativa após a votação da reforma da Previdência, embora o governo também tenha intenção de apresentar um texto próprio sobre o tema. As informações são da Epóca Negócios.(Foto: PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO)A disputa pelo protagonismo dá pistas sobre a dificuldade que o governo do presidente Jair Bolsonaro deve enfrentar para chegar a um consenso sobre a mudança na estrutura tributária, considerada outro pilar importante para destravar a economia.

De um lado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta terça (09/07) decisão dos líderes dos partidos de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na casa.

O texto, disse Alcolumbre, tem como base a PEC relatada pelo ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que acabava com oito tributos federais (IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, salário-educação e Cide-Combustíveis), além do ICMS, estadual, e o ISS, municipal.

Após almoço com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ele reforçou a jornalistas que perseguirá esse caminho independentemente da tramitação de outra proposta na Câmara.

"O Senado é uma Casa legislativa e a Câmara é outra. O Senado tem autonomia para debater qualquer matéria importante para o Brasil. A reforma tributária é da federação e o Senado não se furtará desse debate importante", disse.

Por sua vez, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou para quarta-feira (10/07) reunião de instalação da comissão especial que vai analisar outra PEC sobre o tema, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

O texto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no fim de maio, propõe a extinção de três impostos federais (IPI, PIS e Cofins), além do ICMS e ISS.

Na véspera, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, sublinhou que o governo também irá apresentar sua proposta.

O texto do Executivo prevê unificação de impostos federais, a instituição de uma contribuição sobre pagamento e uma reformatação do principal imposto federal, o Imposto de Renda, disse Rodrigues.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já disse que a adoção de um imposto sobre pagamento, dentro da política de simplificar e substituir impostos, abarcaria uma boa base e abriria espaço para a desoneração da folha de pagamento, vista como essencial para impulsionar a geração de empregos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES