Câmara faz sessão solene em homenagem aos servidores do SAMU de THE

O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou a importância do serviço realizado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Teresina, por iniciativa dos vereadores Luiz André, Joaquim do Arroz, Dr. Lázaro e Enzo Samuel, realizou sessão solene em comemoração aos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, órgão administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento foi marcado por homenagens aos servidores de todas as categorias e por histórias de salvamento de vidas.

O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou a importância do serviço realizado pelos profissionais do SAMU em Teresina. “Sabemos da relevância do trabalho prestado por cada um que integra o SAMU. Em cada ocorrência, buscam salvar vidas. O ato de se dispor a salvar vidas já justifica a nossa existência pessoal e profissional”, ressaltou.

“Quando recebi o convite para fazer essa sessão solene foi uma grande honra e não pensei duas vezes. A sociedade teresinense sabe a importância desse serviço. Homenagem mais do que justa. Parabéns aos que constroem o SAMU. Sem vocês, o SAMU não existiria. São mais de 870 mil atendimentos feitos em Teresina. Acima desses números, está a qualidade do serviço prestado”, destacou o vereador Enzo Samuel.

Crédito: Ascom/FMS

Presente na solenidade, o paciente Valmir da Silva, que levou doze tiros em órgãos importantes e foi socorrido por ambulância de suporte avançado do SAMU, recebeu placa de homenagem. “Sei que muitas pessoas me ajudaram, mas tudo foi iniciado pela ambulância. Agradeço por isso. O SAMU é um trabalho de Deus, é bonito, salva vidas. Se não fosse por causa deles, eu não estaria vivo”, explicou.

O motorista do SAMU, Carlos Vilaça, representou os servidores do SAMU na sessão solene e também fez homenagem aos servidores que já faleceram. “Esse reconhecimento feito hoje eleva a nossa estima para exercer o nosso trabalho. Trabalhar no SAMU é uma vocação, é para quem se identifica e é uma honra atender e ajudar pessoas em situação de urgência e emergência”, disse.

A diretora geral do SAMU, Francina Amorim, relembrou que o SAMU Teresina tem se destacado a nível nacional, tendo sido o primeiro serviço pré-hospitalar do Brasil a implantar núcleo de segurança do paciente para evitar/minimizar falhas durante a assistência.  “Agradecemos a oportunidade em homenagear os servidores que chamamos de anjos azuis. Este é um dos reconhecimentos mais expressivos já acontecido na história do SAMU Teresina”, afirmou.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e que presta socorro a pacientes em caso de urgência e emergência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o número 192. O médico regulador então decide se é necessário o envio de ambulâncias, motolâncias ou se faz orientações médicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES