Camila Marques: advogada cega mostra o Direito além do que se vê

Camila passou no exame da OAB antes de colar grau e é exemplo de foco nos estudos

Camila Hannah Marques, de 24 anos | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ser humano é capaz de tudo, inclusive na hora de superar obstáculos e driblar as limitações. Com foco, persistência e dedicação, tudo é possível. Um exemplo perfeito disso é a advogada Camila Hannah Marques, de 24 anos. Completamente cega desde que nasceu, a moça passou no exame da OAB antes mesmo de colar grau nesta sexta-feira (15).

Camila opera máquina de braile. Crédito: Raíssa Morais.

Nascida em Teresina, a moça de presença doce e agradável mostra que tem todas as ferramentas para conquistar o mundo. Ela mostra que o Direito está muito além do que se vê. Está também no que se estuda, aprende, interpreta e coloca na prática. Com experiência em Direito Civil e administração pública, pois estagiou no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Camila agora trilha uma rotina de estudos para concursos.Como estudante, a moça sempre mostrou competência. Para isso, teve o apoio da Associação dos Cegos do Piauí, que acompanhou seu farto desenvolvimento da educação infantil ao ensino superior, onde logrou o diploma de bacharel em Direito através de uma importante faculdade particular da capital.

Decidida em vencer as adversidades que a vida lhe colocou, Camila Hannah Marques é um exemplo para estudantes com deficiência visual e até mesmo aqueles que não possuem nenhuma deficiência e deixam-se procrastinar. É preciso levar os estudos a sério, independente da condição física.

Camila é uma moça sorridente e de bem com a vida. Crédito: Raíssa Morais.

Para NOSSA GENTE, Camila é mais que um exemplo. É um modelo, uma inspiração e um grito de representatividade para todas as pessoas com deficiência.

Jornal Meio Norte: Você sempre foi cega?

Camila Hannah Marques: Sim, tenho deficiência visual total. Nasci prematura de seis meses. Fui acometida pela retinopatia da prematuridade.

JMN: Quais foram as principais dificuldades para o estudo de alguém com baixa visão ou cego?

CHM: Uma das grandes dificuldades é o custo dos materiais de estudo. É tudo muito caro para quem é cego. Os papéis são caros, são específicos para isso. Além das dificuldades que os professores encontram para preparar materiais de estudo. Temos falta de acessibilidade, como a acessibilidade atitudinal. A acessibilidade atitudinal é mais ampla, é se colocar no lugar do outro e perceber as necessidades do outro. Assim é possível quebrar ou anular as barreiras existentes. Outra questão que enfrentamos é a falta de livros. Os livros em formato digital aumentaram, mas não temos esses livros na mesma rapidez que os editados normalmente.

JMN: Você sempre foi uma boa aluna?

CHM: Dizem que sim. Minhas notas sempre foram boas. Na época da escola eu fazia em braile, mas conforme a evolução escolar eu comecei a adotar computadores e o apoio de ledores. As provas foram ficando extensas então para passar para o braile era complicado, pois gasta muito tempo e papel. Na Associação dos Cegos do Piauí nós vivemos muitas dificuldades financeiras, além de material. Apesar de termos o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Teresina, acabamos vivendo muito de doações da sociedade civil organizada. Temos atendimento não só na escola, mas também em restaurantes e outros espaços.

Mateiriais tem altos custos. Crédito: Raíssa Morais.

JMN: E qual foi o maior desafio da sua trajetória?

CHM: Em termos de dificuldades são muitas. Mas tive bons momentos de aprendizado. Mas dos maiores desafios mesmo é a falta de acessibilidade e incompreensões com relação às nossas necessidades. 

JMN: Você chegou a sofrer algum tipo de preconceito?

CHM: O preconceito nem sempre é prejudicial ou pejorativo. Às vezes é apenas uma ideia que você tem de algo sem conhecer determinado assunto. Claro que já passei por situações em que as pessoas não sabiam o tanto de capacidade que eu tinha ou tenho. Passei por outras mais complicadas que precisei brigar para resolver, ou mais tranquilas que consegui driblar. Acho que o maior desafio foi de ser, de fato, incluída. 

JMN: Existe, de fato, inclusão social?

CHM: Muito feito para a inclusão social, mas ainda falta mais um bocado. É algo amplo. Inclusão é um tema complexo e em cada ambiente teria muita coisa para fazer. Pequenas “grandes” adequações.

JMN: Teresina é uma cidade acessível?

CHM: Não. Teresina tem muito o que melhorar. Basta você dar uma volta no centro da cidade de olhos fechados e uma bengala. E é porque nem estou falando dos bairros, viu? 

JMN: Muitas pessoas tem algumas curiosidades. Como é o processo para ter um cão guia, por exemplo?

CHM: É complicado. Eu, por exemplo, não tenho condições de ter. O cão-guia é indicado para quem sabe se locomover com a bengala. Existe uma fila de pessoas esperando, pois existem vários critérios, como a questão financeira, a acessibilidade para evitar que o cachorro se machuque, se você mora em casa ou apartamento, enfim. Assim você se adianta ou fica atrás na fila.

Camila agradece o apoio da Associação dos Cegos do Piauí. Crédito: Raíssa Morais.

JMN: Qual área do Direito você quer seguir?

CHM: Área cível e direito público. Quero fazer um concurso.

JMN: Você pretende lutar pelos direitos da pessoa com deficiência?

CHM: Isso é impossível que eu fuja. É minha realidade desde sempre. Precisamos fazer nossa voz ser ouvida. Foi o que falei quando passei na OAB para os amigos da Associação: a prova da Ordem me dá uma arma a mais para lutar. Se surgirem necessidades, vou lutar porque é algo coletivo que me afeta diretamente. Conheço nossas necessidades.

Camila passou na OAB antes de se formar. Crédito: Raíssa Morais.

JMN: Por que você escolheu o curso de Direito?

CHM: Uma professora da Associação disse que eu tinha vocação para Jornalismo, Psicologia e Direito, isso com sete anos. Anulei as duas primeiras e fiquei com o Direito. Mas aos 13 anos comecei a acompanhar minha tia, que é formada em Direito e é advogada hoje. Então eu ia brincar com o filho dela e ouvia as aulas, então gostei. O Direito é meu amor de adolescência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES