Caminhada: Fazenda da Paz quer juventude longe do álcool

Evento reuniu 1,2 mil pessoas no percurso da Avenida Frei Serafim à Câmara Municipal de Teresina

Autoridades reunidas para audiência pública | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 10ª edição da Caminhada da Fazenda da Paz trouxe uma palavra de combate ao alcoolismo na juventude. Com a ideia de propor uma legislação nesse sentido na Câmara Municipal de Teresina, a entidade arrastou muita gente para a Avenida Frei Serafim até chegar ao legislativo municipal.

Populaçãona marcou presença na Caminhada da Fazenda da Paz. Crédito: Raíssa Morais.

Este ano a caminhada trouxe o tema “Viver Sem Drogas É Dez: Um Minuto Pela Vida”. A concentração iniciou cedo da manhã, às 7h, chegando na Câmara Municipal por volta das 9h. A audiência pública iniciou às 10h com a massiva presença de autoridades públicas e políticas. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas foram para as ruas. "Não queremos quantidade, queremos qualidade. A Fazenda da Paz faz um trabalho bonito de se ver e aqui temos essa certeza", conta Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.

Autoridades reunidas. Crédito: Lucrécio Arrais.

A população marcou presença, sobretudo aqueles que já precisaram da Fazenda da Paz para salvar um filho, amigo ou irmão das drogas. “A caminhada é muito importante para esclarecer para o povo que é necessário ajudar a Fazenda da Paz. Todos os eventos da Fazenda eu participo. Um filho meu já precisou. O que está acabando com nossa sociedade são as drogas. Se as autoridades não fizerem nada, não sei o que vai acontecer”, disse Valter Silva, representante comercial.

Valter, comerciante. Crédito: Raíssa Morais.

A vendedora Daniele Oliveira também esteve no evento como forma de gratidão à equipe da Fazenda da Paz. “O evento é importante porque estimula a participação do acolhido e da família. Hoje tenho um irmão dentro da Fazenda da Paz, o que de fato tem trazido uma paz para nossa família, então é um momento de gratidão”, afirma.

Daniele. Crédito: Raíssa Morais.

Dona Joilda Alves, dona de casa, veio do Cerâmica Cil para prestigiar a caminhada. “Se na família da gente não tem gente com problema de droga, outras famílias têm. O problema da droga está no mundo inteiro. Meus filhos nunca usaram drogas, são da igreja, mas é o terceiro ano que venho porque já tive amigos resgatados pela equipe da Fazenda”, reconhece.

Dona de casa veio do Cerâmica Cil, zona Sul de Teresina. Crédito: Raíssa Morais.Governo Federal amplia vagas em comunidades terapêuticas

O Governo Federal esteve presente na Caminhada da Fazenda da Paz. Quirino Cordeiro Júnior, gestor da Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, trouxe dados importantes sobre a problemática do uso abusivo de entorpecentes no país, o que mostra um diagnóstico preocupante.

Audiência pública com mesa formada na Câmara Municipal de Teresina. Crédito: Lucrécio Arrais.

De acordo com Quirino, aumentou o número de usuários. “O Brasil vem enfrentando um problema grave com relação às drogas. O número de dependentes químicos vêm crescendo, principalmente o crack. A violência cresceu, os moradores de rua também, além do uso em espaços públicos, as Cracolândia”, avalia.

Quirino Cordeiro Júnior. Crédito: Raíssa Morais. Este ano o Brasil teve dois marcos regulatórios sobre a questão das drogas. “No início do ano a publicação da nova Política Nacional Sobre Drogas e agora em junho a nova Lei de Drogas. Diante disso, vamos empreender ações para a repreender o narcotráfico ligado ao crime organizado”, revela o secretário nacional.

As comunidades terapêuticas estão sendo fortalecidas pelo Governo. “Estamos incentivando financeiramente as comunidades terapêuticas para que possamos ganhar capilaridade. Passamos de 2,9 mil vagas para 11 mil em 500 comunidades terapêuticas do Brasil. No Piauí, vamos alinhar ações com os municípios”, ressalta Quirino Cordeiro Júnior.

Wellington Dias quer avançar modelo da Fazenda da Paz para Parnaíba

O governador Wellington Dias (PT) chegou à Câmara Municipal logo no início da audiência pública. “A Caminhada já é uma longa caminhada mesmo. São 25 anos da Fazenda da Paz, com um conjunto de entidades do Piauí, ligadas ou não a igreja. É uma rede de pessoas que doam sua experiência de vida, sejam profissionais ou pessoas da sociedade”, avalia. 

Célio e Wellington Dias. Crédito: Raíssa Morais.

A ideia é propor iniciativas como a da Fazenda da Paz no litoral do Estado. “Estamos buscando novos caminhos, sem drogas. Nós do Governo do Estado apoiamos participando em parte das despesas das comunidades, além da integração com a rede de saúde como o hospital especializado no mocambinho. Vamos avançar para Parnaíba, valorizando um modelo de profissionalização para inserir os atendidos no mercado de trabalho”, acrescenta Dias.

Fábio Abreu, secretário de segurança, reforça a necessidade de ampliar recursos para comunidades terapêuticas. “O trabalho em si da Fazenda da Paz é importantíssimo. Principalmente para chamar a atenção da causa, que é muito nobre. Precisamos da conscientização das pessoas para que elas colaborem com o evento. Eu sempre tenho buscado junto ao Célio indicarmos recursos da Saúde para a Fazenda da Paz e outras comunidades terapêuticas, mas somos limitados por uma questão burocrática, muito embora a Fazenda tenha tudo a ver com saúde”, considera.

Fábio Abreu. Crédito: Raíssa Morais.

Mulheres precisam de atenção especial

Para Margarete Coelho (PP), deputada federal, a Fazenda da Paz fez uma escolha certa ao abrir uma unidade feminina. “As mulheres são vítimas do tráfico. Elas assumem as bocas de fumo para proteger os maridos e filhos que estão presos. Isso aumenta a participação das mulheres, que segundo dados da segurança aumentaram em 20% o número de participação delas. A Fazenda da Paz tem uma unidade feminina. Tratar de mulher na dependência química é muito mais complexo e exige um tratamento diferenciado”, declara.

Margarete. Crédito: Raíssa Morais.

Quem também marcou presença na audiência pública foi Teresa Britto (PV), deputada estadual. “Eu acompanho a Fazenda da Paz desde que era uma casinha de palha. Em nível municipal, conseguimos convênios com a prefeitura e ajudei a elaborar leis nesse sentido. O drogado é um doente que precisa de ajuda. Hoje, como deputada, venho para somar forças ao combate ao tráfico. Como psicóloga, sei como as drogas são danosas, principalmente nas recaídas”, aponta.

Deputada Estadual pelo PV participou da audiência. Crédito: Raíssa Morais.

A vereadora Cida Santiago (PSD), sempre manteve uma postura de combate às drogas. Durante a audiência pública da Caminhada da Fazenda da Paz não foi diferente. “Toda a sociedade deve ser inteirar que a droga é uma droga mesmo. Nós, como pessoas públicas, trazemos para o legislativo discussões importantes, como o uso de drogas em espaços públicos. Nós trazemos um ‘acordar’ para a sociedade, principalmente no meio dos jovens”, finaliza a parlamentar.

Cida Santiago presidiu sessão especial. Crédito: Raíssa Morais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES