Caminhão Digital é sucesso absoluto em São João

Caminhão Digital é sucesso absoluto em São João

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ?ltimo s?bado (29), a cidade de S?o Jo?o do Piau? recebeu o governador Wellington Dias, Rejane Dias, coordenadora da Ceid, e Gilvana Gayoso, secret?ria da Sasc, que realizaram solenidade de entrega de certificados aos formandos do curso gratuito de inform?tica da Escola M?vel de Inclus?o Digital, na Unidade Escolar Dirceu Arcoverde.

Durante os dois meses de aula do Caminh?o Digital, como o projeto ? mais conhecido, 394 pessoas foram capacitadas com conhecimentos b?sicos de inform?tica, no?es de direitos e cidadania e orienta?es para o primeiro emprego. ?O n?mero seria ainda maior, mas no meio do curso duas grandes empresas se instalaram na cidade e contrataram os alunos que consideraram j? estar aptos a ingressar no mercado?, explicou Paulo C?sar Coutinho, coordenador do projeto.

Desde o in?cio de suas aulas, em janeiro de 2006, o Caminh?o Digital j? beneficiou mais de 4 mil pessoas no Estado, o que s? foi poss?vel com o investimento feito pelo Governo do Estado em novos caminh?es que passaram a atender, al?m da capital, as regi?es Norte e Sul do Piau?. ?Como a demanda ainda ? muito grande, j? estamos providenciando um quarto caminh?o, assim capacitaremos mais pessoas para o mercado de trabalho, para assim desenvolver suas regi?es e o Estado, e aumentar as chances de tornar uma maior parte da popula??o economicamente independente de recursos de programas sociais?, falou Gilvana Gayoso, secret?ria estadual de Assist?ncia Social e Cidadania.

Rejane Dias comemorou a inser??o de mais de 100 jovens de S?o Jo?o do Piau? no mercado de trabalho gra?as ao projeto, e lembrou da import?ncia da parceria entre a popula??o e o Governo. ?N?s percebemos o entusiasmo destes jovens, que est?o tendo bons resultados, mas temos tamb?m que reconhecer o trabalho das lideran?as de S?o Jo?o que t?m lutado muito e v?m sendo atendida pelo Governo do Estado que traz muitos projetos e benef?cios como estes de hoje?, disse referindo-se tamb?m ? inaugura??o da N?cleo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), os projetos de Compra Direta e produ??o de galinha caipira e as instala??o da rede de esgoto.

?N?s precisamos capacitar as gera?es para que elas estejam aptas a se inserirem nessa revolu??o tecnol?gica, e ? justamente essa tecnologia que n?s estamos usando para ministrar cursos a dist?ncia como este aqui do EJA, que atrav?s dos sat?lites e da internet trazem o conhecimento. Mas cabe tamb?m aos alunos que est?o aqui se formando hoje, buscar nossos telecentros fixos para se aprimorar e n?o esquecer as li?es aprendidas no Caminh?o Digital?, disse Wellington Dias.

S?o Jo?o do Piau? foi o primeiro munic?pio onde os 12 melhores alunos da Escola M?vel de Inclus?o Digital, um de cada turma, escolhidos de acordo com crit?rios como assiduidade, participa??o, cumprimento de deveres e relacionamento com os colegas, concorreram no sorteio que premiou com um computador completo Jana?na Mendes da Silva. ?O curso foi maravilhoso, os professores eram ?timos, e com esse computador em casa pretendo continuar aprendendo cada vez mais?, falou emocionada.

Esta semana iniciam as aulas do Caminh?o Digital no bairro Mafrense. Em outubro ser?o conclu?das as aulas nos munic?pios de Piripiri e Uru?u?, de onde os Caminh?es seguem para Batalha e Paes Landim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES