Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Campanha chama a sociedade a ajudar o próximo

LBV lançou campanha para convidar a sociedade a contribuir com o trabalho, doando qualquer valor para a melhoria, ampliação das unidades e no aumento das vagas em programas e projetos socioeducacionais.

Compartilhe
Google Whatsapp

Desde o ano de 1982, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve programas e projetos socioeducacionais voltados à população teresinense, contribuindo para o crescimento do município e expandindo a essência da solidariedade, por meio do seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no bairro Marquês, zona Norte de Teresina.

Todos os dias, 200 crianças, entre 6 e 15 anos, no contraturno escolar, participam de diversas oficinas, como: esporte, artes, música e dança, e recebem alimentação. Além do atendimento direcionado às crianças, a instituição também atende jovens e adultos por meio de curso de informática, capacitando-os para o mercado de trabalho e também  idosos, por meio do programa de convivência Vida Plena, tudo por meio de doações, que podem ser realizadas no próprio site da LBV.

Crédito: José Alves Filho

A Campanha Eu ajudo a Mudar traz consigo o objetivo de convidar a sociedade a contribuir com o trabalho nobre de ajudar o próximo, para que qualquer valor seja investido na melhoria, na ampliação das unidades e no aumento das vagas em programas e projetos socioeducacionais. 

No estado do Piauí, a Instituição realiza, ao longo do anos, campanhas emergenciais com entrega de kits de materiais pedagógicos e cestas de alimentos para família recentes no sertão do estado e que entraram na precária condição da falta de alimentos.

A assistente social Luciana Janaína relata que os programas facilitam a interação entre pessoas com vulnerabilidade econômica e social. Segundo ela, muitas pessoas chegam depressivas e sem perspectivas. “Graças às pessoas que ajudam a manter essa obra, as famílias e pessoas atendidas conseguem superar situações de fragilidades”, expressa.

“Aqui em Teresina, a LBV atende, atualmente,  200 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, 55 idosos e 40 adultos, no programa de capacitação e inclusão produtiva, preparando para o mercado de trabalho”, falou Luciana.

Crédito: José Alves Filho

 Participantes são acompanhados por equipe multiprofissional

Todos os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional de educadores, psicólogos e assistentes sociais que agem de uma forma profunda na vida dessas pessoas, seja no amparo, que instiga a vontade de superar variados problemas, ou na iniciativa dos projetos sociais, que servem como uma forma de incentivo.

Maria Eduarda do Nascimento mora no Monte Verde, e sua atividade preferida é com música. “A minha irmã falava  que tinha um lugar que as pessoas eram muito bem recebidas. Como eu gosto muito de cantar, minha mãe conversou com a assistente social e me trouxe até aqui”, conta a estudante de 14 anos.

As atividades desenvolvidas exploram a criatividade, sociabilidade, bem-estar e demais ensinamentos. Crianças hiperativas, autistas e com deficiências participam das mesmas atividades que os demais, que são ensinados a tratar as diferenças de maneira respeitosa e inclusiva.

Catarine da Silva Gonçalves é psicóloga no centro da LBV de Teresina. “Aqui nós fazemos o acompanhamento de famílias e usuários em situação de vulnerabilidade que podem ser de várias ordens: social, emocional, psicológica, familiar, e buscamos o de desenvolvimento, por meio de atividades”, falou.

Crédito: José Alves Filho

A psicóloga, juntamente com a assistente social, realiza o acompanhamento das famílias dos envolvidos no projeto, como meio de fortalecer os vínculos sociais.

O desenvolvimento  também é garantido na autonomia e empoderamento para que os usuários sejam protagonistas da própria realidade e tentem superar as dificuldades, como atividades para adultos e idosos que promovem alternativas de uma renda extra, com o artesanato.  (A.S.)


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto