Campanha contra a raiva começa no próximo sábado, dia 3

133 postos de vacinação estarão disponíveis para a imunização

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa no próximo sábado (03) a Campanha de Vacinação contra a raiva em Teresina. Nesta primeira etapa, que abrange as zonas Norte e Leste da capital, 133 postos de vacinação estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos a partir dos três meses de idade.

Assim como foi feito no ano passado, os dias foram divididos por questões de logística, sendo que as zonas Sul e Sudeste serão contempladas no sábado seguinte (10). “Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A gerente de Zoonoses pede que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte, por isso fazemos essa ressalva”, esclarece.

Oriana, que também é veterinária, pede ainda que seja dada preferência aos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, então se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”.

Os postos de vacinação começam a funcionar às 8h e ficam abertos até às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, finaliza Oriana.

Raiva

A raiva é um vírus, sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.

Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, pois são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos. 

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011, em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

clique aqui para ver a lista com os locais de vacinação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES