Campanha da Fraternidade traz como tema o compromisso com a vida

A campanha traz como tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã da quinta-feira (27), a Arquidiocese de Teresina lançou a Campanha da Fraternidade 2020. Com o  tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Campanha deste ano tem como proposta geral conscientizar a luz da palavra cristã para o sentido da vida como um dom e compromisso que se traduz na relação de mútuo cuidado entre as pessoas, família, comunidade, sociedade e do planeta, a casa comum.

“Nós estamos inseridos em uma sociedade indiferente, onde muitos não ligam para a dor e sofrimento dos nossos irmãos. É nessa realidade que a campanha nos chama a atenção”, disse o padre Leonildo Campelo, coordenador da campanha em Teresina.

Crédito: José Alves Filho

“A campanha surge em um momento especial para vestir a camisa do evangelho e vivenciar o batismo em meio a uma mentalidade individualista, que por vezes engole a sociedade”, comentou o padre. 

“Nos últimos anos, ela tem abordado sempre um tema social e até somos criticados por isso. Algumas pessoas acham que é uma politização da fé, uma espécie de desvirtuamento do espírito quaresmal. Mas se a pessoa tiver um olhar mais atento, verá que é o inverso de desvirtuamento, é um alargamento, um avançar para águas mais profundas da fé”, defende Dom Jacinto, arcebispo de Teresina.

Amor ao próximo e ações de empatia vão ser enfatizados até o Domingo de Ramos, 5 de abril, data em que a campanha é finalizada. Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, cuja solenidade de canonização aconteceu no dia 13 de outubro do ano passado, foi escolhida como imagem representativa, por ela ter sido um dos maiores exemplos de benemerência nos dias atuais.

Diversas autoridades estiveram presentes no lançamento da campanha, como o prefeito Firmino Filho, governador Wellington Dias, deputada estadual Teresa Brito e demais convidados.

Crédito: José Alves Filho

“O tema é muito atual. Não podemos ficar indiferentes às necessidade dos outros e devemos ter sempre um olhar de  compaixão, responsabilidade em meio ao crescimento e propagação do ódio”, disse o governador Wellington Dias.

Camisas da Campanha.

A camisa da Campanha da Fraternidade 2020 já está disponível para compra no Centro Pastoral Paulo VI e custa R$ 20. O dinheiro arrecadado será destinado ao Fundo Nacional da Solidariedade, de responsabilidade do CNBB, e para os projetos da Arquidiocese de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES