Campanha da vacina contra Raiva começa em Teresina

Campanha da vacina contra Raiva começa em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina se prepara para a segunda etapa da Campanha de Vacina??o contra Raiva, que acontece no pr?ximo dia 22 de setembro em toda a zona Urbana de Teresina. Para essa campanha, o n?mero de postos de vacina??o foi ampliado. No dia D, 320 postos estar?o espalhados nas diversas zonas da cidade.

A meta do Centro de Controle de Zoonoses da Funda??o Municipal de Sa?de ? vacinar 102.540 c?es e 36.914 gatos, totalizando 139.454 animais. Esse n?mero ? calculado com base na popula??o humana. O n?mero de c?es corresponde a 13% da popula??o humana e o relativo a gatos ? de 36% da popula??o canina estimada.

?Vamos inovar na forma de a??o da pr?xima campanha. Queremos envolver toda a popula??o, especialmente, a parcela que possui animal de estima??o. Com aten??o especial, para as crian?as. ? nela que dedicaremos maior aten??o?, explicou o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Romualdo Oliveira. A primeira fase da sensibiliza??o para a campanha acontecer? nas escolas municipais. A coordenadora de educa??o em sa?de da Zoonoses, Socorro Milhomem, est? tra?ando estrat?gias de abordagem junto ?s crian?as, atrav?s da exibi??o de um v?deo com desenho animado cujo tema ? a preven??o contra a Raiva. ?Teresina tem mais de 200 escolas na zona urbana; por isso, faremos uma triagem e vamos marcar data e hora para exibir o material, como sendo parte do conte?do program?tico da escola?, disse.

Um diferencial da campanha ? que uma coordena??o foi institu?da para cuidar de todo o processo da vacina??o, desde a mobiliza??o da popula??o ? capacita??o do pessoal destinado a trabalhar no dia da campanha. ?Estamos buscando parcerias tamb?m com a iniciativa privada no sentido de divulgar a campanha dentro dos seus estabelecimentos para atingir funcion?rios e clientes?, frisou a coordenadora da campanha de vacina??o contra Raiva da Zoonoses, Ros?ngela Cavalcante. Nesse sentido, as grandes redes de supermercados e lojas de departamento est?o sendo contatadas para veicular em seus sistemas de som as informa?es relativas ? doen?a e a import?ncia de vacinar c?es e gatos.

Outra a??o que ser? intensificada ? a panfletagem. Na semana que antecede ao dia 22 de setembro, v?rias equipes da Zoonoses visitar?o mercados, igrejas, cultos e cruzamentos das principais avenidas distribuindo material informativo. ?A popula??o vai ser bombardeada com informa?es sobre a Raiva, de forma a entender que quem ama o seu animal de estima??o n?o pode deixar de lev?-lo para tomar a vacina contra a Raiva?, argumentou Ros?ngela Cavalcante.

A Raiva ? uma doen?a aguda, causada por v?rus e pode acometer todos os mam?feros, inclusive o homem. ? uma doen?a naturalmente transmiss?vel entre animais e seres humanos e n?o existe tratamento espec?fico capaz de promover a cura. Ap?s a instala??o do quadro cl?nico, as ?nicas condutas poss?veis s?o apenas para diminuir o sofrimento do paciente, j? que a doen?a evolui fatalmente para o ?bito.

O controle da Raiva s? pode ser feito atrav?s da vacina??o dos animais. Em Teresina, as campanhas de vacina??o v?m contribuindo h? 10 anos para o decr?scimo acentuado do n?mero de casos notificados de Raiva em c?es e gatos. O Centro de Zoonoses tem conseguido alcan?ar ?ndices de cobertura vacinal entre 94 e 97%, quando a recomenda??o da Organiza??o Mundial de Sa?de ? de n?o inferior a 80%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES