Campanha de vacinação contra a gripe encerra na sexta-feira (22)

O foco da campanha são idosos e crianças até 6 meses de vida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sexta-feira (22) é o último dia da Campanha de vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. Até lá, todas as salas de vacina do município, além de quatro postos volantes nos pontos mais movimentados da cidade, estarão imunizando contra a doença.

O público alvo da campanha é formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

 “É muito importante que todas as pessoas que são prioritárias para a vacina garantam sua dose, pois se tratam de grupos mais suscetíveis às complicações típicas da doença, como a pneumonia. Lembramos também da necessidade das pessoas se vacinarem até sexta, pois após o período da campanha a vacina não ficará mais disponível nas salas de vacinação”, alerta Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A vacina está disponível em 104 salas de vacinas em todo o município, além de postos volantes nos dois shoppings da cidade, no Comercial Carvalho da Avenida Homero Castelo Branco e Supermercado Extra da Avenida Presidente Kennedy. Amparo Salmito ressalta que as crianças não poderão ser vacinadas nestes locais, apenas nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais.

A imunização contra a gripe tem comprovadamente trazido benefícios aos grupos com direito a ela. Uma pesquisa do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que o número de internações de idosos por gripe apresentou uma redução de 62% após a disponibilização gratuita da vacina, e as mortes associadas à doença, 43%.

A meta para Teresina é imunizar 152.358 pessoas. A vacina protege contra os tipos mais comuns da influenza, os causados pelos tipos A H1N1, H3N2 e B. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que estejam com febre.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES