Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 50%do público alvo em THE

O grupo com maior porcentagem de vacinação é o dos idosos, com 45.734 pessoas vacinadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após exatamente um mês do início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Teresina chega a 50,04% de cobertura. A campanha, que segue até o dia 31 de maio, já imunizou 113.459 pessoas dentro público-alvo, mais da metade da meta de 223 mil.

O grupo com maior porcentagem de vacinação é o dos idosos, com 45.734 pessoas vacinadas, o que corresponde a 64,89% do total. Em seguida, vem o grupo das gestantes, com 55,02% de mulheres vacinadas. Crianças e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) também ultrapassaram a metade da expectativa de público para ser imunizado, com 50,18% e 51,78%, respectivamente.

Outros grupos prioritários são os trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores e pessoas com doenças crônicas, além dos funcionários do sistema prisional, presos e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Essas pessoas podem tomar sua vacina em qualquer uma das 104 salas que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém em Unidades Básicas de Saúde e hospitais em toda a cidade.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a escolha do público se dá em razão de serem camadas da população mais suscetíveis ao vírus e com mais chances de agravamento da doença, que nestes casos pode levar a internações e até mesmo a morte. “É importante que ela seja tomada todos os anos, pois o vírus está sempre em mutação; a vacina deste ano é diferente da do ano passado, por exemplo”, explica. A diretora ressalta que a vacina é segura, feita com fragmentos do vírus morto e a possibilidade de efeitos adversos é mínima.

Apesar do bom desempenho, a FMS pede para que aqueles que têm direito à vacina contra a gripe não deixem de garantir sua dose, para que 100% do público-alvo da capital fique protegido da doença. O presidente da FMS, Charles da Silveira, alerta que é preciso que todos entendam a importância da vacina como forma de prevenção aos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. “Fazemos esse apelo às pessoas dos públicos-alvo que possam comparecer aos postos e efetivar a sua vacina, é importante e é fundamental”, completou o presidente.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

Além da vacina, a prevenção deve ser feita com cuidados básicos de higiene. “Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar os ambiente, pois a circulação de ar diminui as chances de contaminação”, aconselha Amariles Borba. “O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa”, completa a diretora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES