Campanha de vacinação contra o Sarampo será realizada junto com a da gripe

O período da imunização será de 4 de abril a 3 de junho, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril

Campanha de vacinação contra o Sarampo será realizada junto com a da gripe | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional contra o Sarampo para crianças de seis meses a 05 anos será realizada em paralelo com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.  No mesmo período também será realizada a imunização de trabalhadores da saúde contra o Sarampo.  

O período da imunização será de 4 de abril a 3 de junho, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A vacinação será realizada em duas etapas: vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza: de 4 de abril a 2 de maio;  campanha de seguimento contra o Sarampo – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza: de 3 de maio a 3 de junho de 2022.

“A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Por isso chamamos nossa população, contempladas na campanha para tomarem a vacina”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Sesapi. 

Campanha de vacinação contra o Sarampo será realizada junto com a da gripe - Foto: Reprodução

A Coordenação de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já está reforçando o abastecimento dos municípios com a vacina tríplice viral, e aguarda o envio por parte do Ministério da Saúde dos imunizantes contra a Influenza. 

“Como é uma vacina que faz parte do calendário de rotina já contamos com ela em nosso estoque e já estamos fazendo o envio aos municípios. A da gripe ainda estamos esperando o ministério nos enviar”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros. 

Na Campanha Nacional contra o Sarampo o Piauí pretende imunizar 74.744 profissionais da saúde e 210.354 crianças de seis meses a 05 anos de idade. O estado não registra casos de sarampo desde  2019 quando foram confirmados 12 casos da doença. 

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Para evitar a proliferação da doença a Sesapi, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), segue capacitando para a prevenção e notificação da doença. 

“Em dezembro de 2021 reunimos todos os núcleos e vigilâncias do estado para a sensibilização contra a notificação e cuidados em prevenção da doença, principalmente o estimulo à vacinação, melhor forma de prevenir contra o sarampo”, explica a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES