Campanha Multivacinação: Teresina disponibiliza 4 pontos nos fins de semana

Em Teresina, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão recebendo crianças e adolescentes para regularizar a situação vacinal de quem está com alguma dose em atraso.

Vacinação de crianças para atualização de caderneta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente inicia em todo o país nesta sexta-feira (1º). Em Teresina, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão recebendo crianças e adolescentes para regularizar a situação vacinal de quem está com alguma dose em atraso.

Na campanha, que segue por todo o mês de outubro, também serão disponibilizadas salas de vacinação em quatro Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas nos fins de semana, para atender crianças cujos pais não podem ir durante a semana. São elas: UBS Parque Brasil (zona Norte), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Santa Isabel (zona Leste) e UBS Renascença (zona Sudeste). O funcionamento destas unidades ocorre das 7 da manhã às 19h.

Vacinação para crianças e adolescentes vai até o final do mês de outubro | FOTO: Divulgação/PMT

Laurimary Caminha, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que o objetivo é melhorar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes, que estão abaixo dos 95%, recomendados pelo Ministério da Saúde. 

“A cobertura vacinal das crianças e adolescentes em Teresina, assim como em todo o Brasil, está abaixo da recomendada. Assim, é necessário identificar os que ainda não foram vacinados e atualizar as cadernetas”, justifica.

Busca ativa

A estratégia inclui uma busca ativa feita pelos agentes comunitários de saúde, que irão visitar as famílias com crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para verificar se tomaram as vacinas do Calendário de Vacinação. “Caso o agente encontre uma criança e adolescente não vacinada, ele vai orientar e encaminhar para a sala de vacina, e retornar na casa para comprovar se houve adesão vacinal”, explica a diretora.

A vacinação no período certo é fundamental para afastar o risco de retorno de doenças que já estão erradicadas no Brasil. A FMS alerta que doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens.

“Pedimos aos pais e responsáveis que vão aos postos e levem seus filhos”, diz Laurimary Caminha, enfatizando ainda a importância de se levar a caderneta de vacinação. “Isso porque cada vacina tem sua peculiaridade, e com o cartão o profissional vai saber como administrar, o que pode dar naquele momento segundo fatores específicos”, explica a diretora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES