Campanha vai arrecadar dinheiro para reforma da São Benedito

A campanha “Abrace a São Benedito” foi lançada nesta quinta (25)

Igreja São Benedito | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arquidiocese de Teresina lançou, na quinta-feira (25), a campanha “Abrace a São Benedito”, que visa a arrecadação de recursos para a reforma da Igreja São Benedito. A igreja teve a obra paralisada em 2016, após queda de um dos elementos que adornam a torre. Estiveram presentes, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito; o Pároco, Frei Francisco das Chagas, autoridades e convidados.

O patrimônio histórico e cultural de Teresina, construído em 1886, fica situado no centro da capital, tem 40 metros de altura e apresenta um estilo toscano, que remete às igrejas italianas. Esse importante espaço da história do Piauí já foi uma capelinha de palha construída pelos negros para homenagear os mortos, já que o local era um cemitério de escravos e excluídos. A partir disso, os negros criaram uma associação e arrecadaram recursos durante 11 anos para a construção do templo em homenagem a São Benedito. Desde então, a Igreja cresceu e se tornou um dos maiores e mais conhecidos templos religiosos da capital.

José Alves Filho

No ano de 2016, durante uma obra de instalação do sistema de climatização, um dos elementos que adornam a torre, o pináculo, caiu, danificando teto, forro e bancos do templo. Após a queda, a obra foi paralisada e a Igreja interditada para dar início ao processo de laudos e vistorias, que foram feitos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que, em 2019, liberou a retomada da obra. Porém, a falta de recursos para a reforma geral atrasou a obra.

A campanha pretende arrecadar contribuições, que vão desde carnês, transferências bancárias, cartões de débito, crédito e vaquinha virtual. O pároco da São Benedito, Frei Chagas, fez um pedido para que as pessoas abracem a causa com gestos concretos.  "Se cada um abraçar, rapidamente teremos aquilo que nós necessitamos. Queremos a nossa Igreja de portas abertas  e queremos todos ajudando", disse.

Durante a apresentação, o Arcebispo Dom Jacinto Brito parabenizou a ação, agradeceu os convidados presentes e comentou a importância da Igreja. “A Igreja faz um apelo a quem se encontra e a arquidiocese esteve atenta desde o início. A São Benedito é uma 'filha' de nossas Igrejas. Desde março, quando conseguimos a licença para a recuperação da reforma, e agora, pelo incidente, para o restauro. Essa causa é uma causa nossa, uma causa de fé, mas é também uma causa cultural, afetiva".

José Alves Filho

A vice-governadora, Regina Sousa, mensurou que a causa é necessária e que outras ações precisam ser mais rápidas. "Pela pressa, temos que ter outras formas de fazer a campanha financeira, basicamente precisamos ter ações mais concretas e mobilizadoras. Deixo uma ideia, um desafio para que 50 amigos da Igreja mobilizem R$ 5 mil", sugeriu.

Quem também esteve presente no lançamento da campanha foi o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista, que declarou que arrecadação não virá apenas dos ricos, vai chegar também dos pobres. “Os pobres precisam ser lembrados, mobilizados e colocados como quem está à frente. Foram os pobres que construíram essa Igreja, foram os pobres, negros e excluídos”.  

A meta de arrecadação para abrir as portas do patrimônio de Teresina é de 1 milhão de reais. As formas de contribuição para a campanha incluem carnês, depósitos bancários, doações por cartão de crédito e débito e até uma vaquinha virtual.

Saiba como participar

A Vakinha virtual receberá doações a partir de 25 reais e no máximo dez mil reais, de acordo com a disposição do doador. “É importante verificar o ID para não correr riscos de imitações. O acesso pode ser feito pelo codificador da câmera do celular, ou diretamente pelo site vaka.me320“,  explica Marina Lima, publicitária voluntária responsável pelo material gráfico da campanha e gestão do site da vakinha.

Outra contribuição via patrocínio é por meio da máquina de cartão disponibilizada pelo Banco do Brasil, também presente na solenidade de lançamento. “O doador escolhe se quer crédito ou débito, sugere o valor, passa o cartão e a doação já vai direto para a conta da campanha”, explica o gerente do Banco em Teresina.

Além das formas online, a campanha dispõe de arrecadações via carnês, venda de camisetas, caixinha ou doação direta. Confira cada uma:

Carnê de pagamento: pagamento mensal nos valores de 30, 50, 100, 150 ou 200 reais, pagos mensalmente até outubro de 2019, quando a igreja será reaberta. Os carnês podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou no convento, localizado ao lado da igreja.

Camisetas: A paróquia recebeu doações de camisetas com o tema da campanha que serão vendidas com a finalidade de custear a reforma. A branca custa 20 reais e a colorida custa 25 reais, e também podem ser adquiridas na secretaria ao lado da igreja.

Transações bancárias: Para doações via transferência bancária ou depósito, a Arquidiocese dispõe a conta via Banco do Brasil: Ag 3219-0, operação: 003, Conta Corrente: 9802-7.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES