Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Cerca de 70% dos piauienses não se protegem do sol

Cerca de 70% da população piauiense não se protege ao se expor ao sol.

Cerca de 70% dos piauienses não se protegem do sol
Passar protetor solar é muito importante para a pele. | Reprodução
Compartilhe

No mês em que se realiza uma importante mobilização em prol do combate ao câncer da pele, é de vital necessidade que os piauienses fiquem em alerta aos cuidados com o órgão e aos sinais que esta doença pode manifestar. Em virtude da alta radiação solar à qual a população do Piauí está exposta, a incidência de doenças da pele, inclusive do câncer, é alta. É preciso que as pessoas façam uso dos diversos tipos de proteção. Para se ter uma ideia, dados apontam que cerca de 70% da população piauiense não faz uso de nenhum tipo de proteção ao se expor ao sol, como bloqueadores solar, bonés ou chapéus, guarda-sol e óculos de sol.

Algumas pessoas têm predisposição a desenvolver o câncer da pele por conta de certas características. São os chamados pacientes de risco, que devem reforçar sempre a prevenção e submeter-se a exames preventivos periódicos. Os fatores que levam algumas pessoas a serem ou a se tornarem esse tipo de paciente são: casos de câncer da pele na família, pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia, cabelos e olhos claros, possuir pintas pelo corpo, já ter sofrido queimaduras pelo sol, possuir sardas na face e/ ou ombros, já ter tido câncer da pele, tomar muito sol sem proteção, possuir pinta que esteja mudando de cor, possuir uma ?feridinha? que não cicatriza, ser idoso.

Quando detectado precocemente, no entanto, este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. E este será justamente um dos principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele: oferecer exame preventivo gratuito para buscar diagnosticar e tratar os casos descobertos. Todos os anos, a data, instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deve coincidir com o último sábado do mês de novembro e neste ano será em 24 de novembro. A ação já atendeu mais de 420 mil pessoas, em treze anos consecutivos.

Com o mote ?Evite o câncer da pele: faça exame preventivo gratuito?, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele acontecerá em Teresina no setor de Dermatologia do HGV. Em todo o Brasil, a SBD disponibilizará cerca de 1500 médicos voluntários, além de outros milhares de profissionais da área de saúde, que realizarão atendimento gratuito em 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Serão, ao todo, 144 postos em todo o país que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar